Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 14 de Julho de 2025

Noticias

Cuidados básicos podem melhorar performance das máquinas no campo

17 de Abril de 2025 as 12h 51min

Especialista reforça importância de se atentar a instalação, uso correto e armazenamento dos rodados – Foto: Divulgação

Os pneus de tratores são componentes essenciais para o bom desempenho das máquinas no campo e quando corretamente utilizados podem colaborar com a melhor produtividade e consequentemente maiores ganhos financeiros ao final do ciclo.

Porém, muitas vezes os produtores ou operadores não se atentam aos detalhes e a utilização incorreta, além de gerar maior desgaste dos pneus, podem comprometer a performance dos equipamentos e ainda causar danos ao solo, colocando em risco toda a operação.

De acordo com o especialista no tema, Carlos Bellon, gerente de vendas de conta estratégica e LSW da Titan Pneus, para garantir que os pneus durem mais tempo e funcionem de maneira eficiente, alguns cuidados são necessários. “Os modelos agrícolas podem durar vários anos, porém para que isso ocorra é preciso alguns cuidados”, destacou.

Para um pneu ter maior durabilidade alguns procedimentos são necessários, e para ajudar nessa tarefa o especialista destacou alguns pontos:

1 – Mantenha sempre a pressão de ar correta - Quando se pensa em maior vida útil do pneu, o que mais prejudica é a pressão de ar incorreta. Para saber a calibragem exata o recomendável é fazer a pesagem do equipamento antes das operações serem iniciadas, seguindo obviamente os limites estabelecidos nas recomendações do fabricante.

2 – Respeite a velocidade máxima de suas máquinas – Quando um pneu é submetido a altas velocidades, consequentemente haverá um desgaste maior, bem como danos de carcaça, podendo comprometer a segurança do equipamento ou operador. “Por exemplo, o modelo diagonal a recomendação é de 32 km/h até no máximo 40 km/h. Já alguns radiais, o limite pode ser até 65 km/h. Por isso é importante estar atento ao excesso de velocidade”, detalha o especialista.

3 – Alinhamento – Checar a geometria dos tratores agrícolas também é muito importante. Diferente de caminhões ou automóveis, é mais difícil de acontecer o desalinhamento, porém não é algo raro. Por isso, a atenção com geometria vai ajudar a manter o desgaste normal dos pneus.

4 – Repare os danos o mais rápido possível – Sempre que o operador diagnosticar baixa pressão dos pneus do trator, a recomendação é que pare o equipamento. O deslocamento nessas condições pode ocasionar problemas maiores ou até mesmo comprometer a estrutura do produto chegando ao ponto de danos irreparáveis.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Motorista morre após batida contra caminhão na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 16h 37min


Suspeito de matar ex-jogador Boi a tiros tem mandado de prisão decretado

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 15h 34min


Pantanal: seca à vista e alerta ligado contra chamas em Mato Grosso

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 11h 34min


Jornal Online

Edição nº1588- 15/07/2025