Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 01 de Julho de 2026

Noticias

Cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

27 de Maio de 2025 as 12h 55min

Mercado promissor e rentabilidade – Foto: Assessoria

Com os custos de produção de grãos em constante elevação e as condições climáticas muitas vezes desfavoráveis, o produtor rural mato-grossense está sempre em busca de alternativas para tornar mais viável suas operações na fazenda.

Entre as possibilidades que estão no radar do agricultor, se apresentam cultivos especiais de amendoim, gergelim, feijão, arroz, mix de plantas de cobertura e milhos especiais, demonstrando um mercado promissor tanto externo, quanto interno, de baixo risco e com uma boa rentabilidade.

A primeira edição do Proventus Field Day, que ocorreu em Sorriso em maio, abordou a fundo os cultivos especiais com palestras técnicas com renomados pesquisadores e especialistas que trouxeram uma visão a médio prazo do mercado internacional e interno dos cultivos especiais, principalmente para o gergelim e o amendoim.

De olho neste mercado e na oportunidade de atender a futura demanda, o engenheiro agrônomo e pesquisador da LC Sementes, Murilo Oliveira Sampaio, explica que o setor de melhoramento genético e pesquisa da empresa, está prestes a lançar duas linhagens de gergelim muito promissoras.

“Nós oferecemos para o produtor duas linhagens com pretensões diferentes, uma que é a LC 123, que tem um material mais adocicado, está voltada para panificação e para o consumo direto na mesa. Os ciclos são parecidos com o que já temos, médio de 90. Já a LC 103 é um sabor mais neutro, que fica mais palatável, neste caso vai para a indústria, principalmente para a exportação. Onde eles têm uma exigência maior na qualidade desses grãos para consumo direto”, pontuou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Milho: preço perde força na queda e mercado busca estabilidade

Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 17h 20min


Governo bate recorde de arrecadação em 2026

Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 16h 19min


Temporada de Praia 2026 terá música, competições de pesca e premiações em Nova Xavantina

Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 15h 19min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026