Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 24 de Junho de 2025

Noticias

CURRÍCULO: Escolas estaduais podem oferecer Robótica Educacional e Educação Financeira

Proposta, via indicação, é do deputado Max Russi, que defende a implantação das disciplinas como forma de abrir novos caminhos profissionais aos alunos da rede pública.

24 de Novembro de 2019 as 08h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Robótica Educacional tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia do ensino em alguns estados brasileiros. Nesse sentido, dentro da proposta de promover um acesso alternativo a um mercado futuro aos alunos da rede pública de Mato Grosso, o deputado Max Russi (PSB) apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa, a Indicação nº 5436/2019, que propõe a inclusão da disciplina na grade curricular das escolas estaduais.

O parlamentar encara o período tecnológico como um novo processo de produção, promissor, que precisa ser atrelado à realidade da rede de ensino de MT e principalmente estar acessível ao estudante que não tenha condições.

“A Robótica Educacional poderá abrir novos caminhos aos nossos estudantes. Sabemos que hoje a tecnologia tem sido fundamental em nosso cotidiano e, com isso, a especialização nessa área abre horizontes muito promissores”, justificou.

Para o deputado Max Russi, a implantação de novos modelos educacionais inovadores, baseados fortemente em modelos tecnológicos, resultam em potenciais elevados e aproximam professores e alunos na construção de soluções para problemas reais.

“A modernização da indústria requer profissionais de conhecimento e a construção de um referencial curricular, a partir da escola, é um salto importante na vida de um estudante, ainda mais de escola pública”, avalia.

O mesmo intuito teve a Indicação nº 5266, também apresentada por Max Russi, que prevê a implantação de aulas de “educação financeira” nas escolas estaduais em Mato Grosso.

Essa sugestão do deputado foi encaminhada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ao Conselho Estadual da Educação. A justificativa é de que a foi disciplina foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental como transversal, incorporada nas áreas já existentes, como Matemática e Ciências da Natureza, como uma ferramenta com potencial para preparar os jovens para uma vida mais saudável do ponto de vista econômico.

Max Russi destaca ainda que a medida seria um passo fundamental para que os cidadãos de um modo geral repensem os hábitos de consumo, criando uma sociedade mais saudável financeiramente e realizadora de objetivos.

Seria ainda a resposta aos dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que revelam que 40% da população adulta do Brasil sucumbe em dívidas.

“Educação financeira não é apenas uma disciplina comum, é um conhecimento para toda a vida e o grande desafio no presente tema é ensinar a cultura do hábito do controle financeiro”, reforça. 

Veja Mais

Dilmar ensaia tática de dispersão da base aliada

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 06h 29min


Prefeitura de Cuiabá quita rescisões pendentes de servidores

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 05h 28min


Congresso derruba vetos e fortalece produção sustentável no campo

Publicado em 24 de Junho de 2025 ás 04h 33min


Jornal Online

Edição nº1573 - 24/06/2025