Noticias
Curso capacitará jovens para o desenvolvimento de aplicativos em Sinop
07 de Dezembro de 2023 as 18h 01min

O Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), em parceria com a Prefeitura de Sinop e patrocínio da Lavoro, apresentam o curso de Programação e Novas Mídias, oferecido pelo projeto Mentes Brilhantes, parte integrante do Plano Anual de Atividades do ISPAC.
Com aulas 100% gratuitas, o curso visa a formação de profissionais para criação, desenvolvimento e implementação de aplicativos. Ao todo, serão 100 vagas destinadas a jovens entre 16 e 24 anos. As inscrições estão abertas até 11 de janeiro de 2024.
O curso terá início ainda em janeiro de 2024, e as aulas serão ministradas pelo Núcleo Lavoro de Cultura Digital, localizado na Escola Municipal de Artes (EMA), em Sinop. As 100 vagas serão divididas em quatro turmas. Ao todo, a carga horária oferecida é de 196 horas.
“A diferença entre as habilidades que as pessoas aprendem e as realmente exigidas pelo mercado de trabalho é cada vez mais evidente. O domínio da linguagem de programação é peça fundamental para a ‘sociedade do amanhã’. A iniciativa Mentes Brilhantes oferece uma grande oportunidade para que a população de Sinop possa se preparar para este futuro”, comenta a diretora-executiva do ISPAC, Marcia Gliosce.
A economia criativa de base digital é um segmento que tem aberto oportunidades e despertado o interesse de jovens em empreender ou ingressar em um campo profissional em expansão, com grande potencial de empregabilidade e geração de renda.
“Receber o projeto em nosso município e firmar essa parceria já está sendo de grande importância para nossos jovens na sua formação e aprendizado. Esperamos ser este o primeiro de muitos que poderão vir pela Lei de Incentivo à Arte e Cultura”, acredita a diretora-executiva de Cultura de Sinop, Maria do Socorro Pereira Cruz.
O Mentes Brilhantes prevê a formação de jovens profissionais capazes de criar e desenhar soluções em dispositivos digitais, desde sua concepção, propósito e plano de negócio até o desenvolvimento de produtos digitais em diferentes plataformas, publicação em lojas de aplicativos e implementação e integração com diferentes provedores de serviços em nuvem.
“A capacitação de novos talentos é algo que sempre buscamos priorizar, especialmente para o setor tecnológico. A Lavoro está presente em Sinop há mais de 10 anos, e conhecemos bem as necessidades e objetivos da população. É uma honra patrocinar esse projeto e contribuir com a educação e profissionalização de futuros talentos”, comemora Monique Cardoso, Gerente de Sustentabilidade da Lavoro.
As aulas acontecerão três vezes por semana, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário digital oficial. O processo seletivo terá como base o perfil socioeconômico dos interessados e buscará o equilíbrio entre as faixas etárias para distribuição dos selecionados nas turmas.
A iniciativa reflete a implementação de políticas públicas do Ministério da Cultura, por meio de recursos de renúncia fiscal de empresas do Grupo Lavoro, com base na Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU, que vislumbra oferecer condições equânimes de participação promovendo o desenvolvimento comunitário.
A Lavoro é a primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter ações listadas na Nasdaq.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min
França tem seus primeiros bilionários da IA
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min