Noticias
Curso de aquaviário tem início com 30 alunos em Sinop
10 de Julho de 2025 as 11h 06min
Parceria entre Prefeitura e Marinha – Foto: Divulgação
Teve início o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (CFAQ-MAF/MAM), fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e a Agência Fluvial de Sinop.
Ao todo, 30 alunos foram selecionados para participar da capacitação, que tem como objetivo qualificar profissionais para atuar com segurança e responsabilidade nas atividades fluviais da região.
A formação é oferecida de forma totalmente gratuita e será ministrada por militares da Marinha, com conteúdos teóricos e práticos voltados à navegação interior, segurança das embarcações, primeiros socorros, legislação e prevenção da poluição hídrica.
De acordo com Leidiane Viegas, diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, o município esta inserido em uma região com enorme potencial hídrico, e a qualificação desses novos aquaviários contribuirá para o fortalecimento do turismo náutico, da pesca esportiva e também da segurança nas atividades realizadas nos nossos rios.
“A parceria reforça o compromisso da gestão municipal com a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável do turismo local, especialmente em áreas de grande potencial como o rio Teles Pires, que tem se consolidado como destino de destaque para a pesca esportiva, passeios turísticos e eventos náuticos, como a Romaria nas Águas” ressaltou.
A capacitação também reforça a estratégia da Prefeitura de impulsionar a economia das águas, estimulando práticas sustentáveis e ampliando a geração de renda por meio do turismo e transporte fluvial.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Polícia Civil reconhece apoio da CDL na implementação da DRACO
Publicado em 07 de Abril de 2026 ás 12h 23min
Pivetta anuncia coronel Susane Tamanho na SESP
Publicado em 07 de Abril de 2026 ás 11h 25min
Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas
Publicado em 07 de Abril de 2026 ás 10h 22min
