Noticias
DÚVIDA: Afinal, Sinop tem quantos habitantes?
Prefeitura questiona IBGE sobre número de habitantes divulgado em setembro
11 de Outubro de 2019 as 09h 30min
Sinop: para o IBGE, 143 mil; para o Município, 222 mil – Foto: AssessoriaDA REPORTAGEM
Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sinop tem 142.996 moradores. Nas contas do município, esse número ultrapassa 222 mil. E agora, quem estará certo? Essa ‘treta’ causa incômodo no Executivo, e tem justificativa.
O secretário de Finanças de Sinop, Asterio Gomes, encaminhou ofício ao IBGE questionando a estimativa do recente censo populacional, apresentada em setembro. A Prefeitura diverge dos dados, apontando que a média de habitantes em Sinop é de 222 mil e pede que o instituto reconsidere a contagem – é com base no número de moradores que o Governo Federal destina recursos para áreas importantes como Saúde, Educação, Segurança, entre outras.
“Se levássemos em consideração tão somente o número de unidades consumidoras de energia, 55.540 na modalidade residencial, conforme documento emitido pela Energisa, considerando ainda a média de quatro pessoas por residência, teríamos a média de 222.160 mil habitantes”, explica Gomes.
Também foram encaminhados dados da frota de veículos emplacados (121 mil) no município, do número de alunos matriculados, a quantidade de pessoas atendidas na rede de saúde e na área de assistência social. A cidade tem 214 bairros.
“Estamos fazendo levantamento da estimativa do montante financeiro que Sinop está perdendo, mensalmente, nas áreas de Saúde e Educação. É uma quantia significativa que, se estivesse dentro do patamar atual do número de habitantes, a prefeitura poderia estar prestando uma quantidade ainda maior de serviços”, disse o secretário ao site Só Notícias.
“Esperamos para breve a resposta do IBGE. É uma forma também de alertar o instituto que Sinop estará acompanhando a contagem populacional, o censo, que será feita ano que vem de casa em casa. E vamos acompanhar de perto”, concluiu.
VERBA
A estimativa populacional é utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do fundo de participação de estados e municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos e consequentemente para os repasses de recursos para saúde, educação, segurança, entre outros setores. Quanto maior for o número de habitantes, mais dinheiro virá para o município para várias áreas.
DE NOVO
Em 2018, o Poder Executivo também questionou o IBGE, que apontou que o município teve um aumento populacional de 2,9%. Nos dados divulgados à época, Sinop continua teria 139.935 habitantes. Apesar do aumento, a prefeita Rosana Martinelli disse que os números não retratavam a realidade atual.
“Nós achamos que não está correto esse crescimento populacional. Queremos que faça uma recontagem e inclusive foi solicitado ao IBGE que fizesse. Acreditamos em um número bem maior. Estimamos cerca de 180 mil habitantes”, apontou a prefeita.
Veja Mais
Servidores do Poder Executivo têm até sábado para realizar recadastramento
Publicado em 02 de Dezembro de 2024 ás 10h 14min
Sinop: lançado cadastramento de atrativos turísticos voltados ao Turismo Rural
Publicado em 02 de Dezembro de 2024 ás 08h 13min
Ipem realiza autuação inédita por irregularidade em placas solares
Publicado em 02 de Dezembro de 2024 ás 06h 09min