Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Julho de 2025

Noticias

DÚVIDA: Afinal, Sinop tem quantos habitantes?

Prefeitura questiona IBGE sobre número de habitantes divulgado em setembro

11 de Outubro de 2019 as 09h 30min

Sinop: para o IBGE, 143 mil; para o Município, 222 mil – Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sinop tem 142.996 moradores. Nas contas do município, esse número ultrapassa 222 mil. E agora, quem estará certo? Essa ‘treta’ causa incômodo no Executivo, e tem justificativa.

O secretário de Finanças de Sinop, Asterio Gomes, encaminhou ofício ao IBGE questionando a estimativa do recente censo populacional, apresentada em setembro. A Prefeitura diverge dos dados, apontando que a média de habitantes em Sinop é de 222 mil e pede que o instituto reconsidere a contagem – é com base no número de moradores que o Governo Federal destina recursos para áreas importantes como Saúde, Educação, Segurança, entre outras.

“Se levássemos em consideração tão somente o número de unidades consumidoras de energia, 55.540 na modalidade residencial, conforme documento emitido pela Energisa, considerando ainda a média de quatro pessoas por residência, teríamos a média de 222.160 mil habitantes”, explica Gomes.

Também foram encaminhados dados da frota de veículos emplacados (121 mil) no município, do número de alunos matriculados, a quantidade de pessoas atendidas na rede de saúde e na área de assistência social. A cidade tem 214 bairros.

“Estamos fazendo levantamento da estimativa do montante financeiro que Sinop está perdendo, mensalmente, nas áreas de Saúde e Educação. É uma quantia significativa que, se estivesse dentro do patamar atual do número de habitantes, a prefeitura poderia estar prestando uma quantidade ainda maior de serviços”, disse o secretário ao site Só Notícias.

“Esperamos para breve a resposta do IBGE. É uma forma também de alertar o instituto que Sinop estará acompanhando a contagem populacional, o censo, que será feita ano que vem de casa em casa. E vamos acompanhar de perto”, concluiu.

 

VERBA

A estimativa populacional é utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do fundo de participação de estados e municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos e consequentemente para os repasses de recursos para saúde, educação, segurança, entre outros setores. Quanto maior for o número de habitantes, mais dinheiro virá para o município para várias áreas.

 

DE NOVO

Em 2018, o Poder Executivo também questionou o IBGE, que apontou que o município teve um aumento populacional de 2,9%. Nos dados divulgados à época, Sinop continua teria 139.935 habitantes. Apesar do aumento, a prefeita Rosana Martinelli disse que os números não retratavam a realidade atual.

“Nós achamos que não está correto esse crescimento populacional. Queremos que faça uma recontagem e inclusive foi solicitado ao IBGE que fizesse. Acreditamos em um número bem maior. Estimamos cerca de 180 mil habitantes”, apontou a prefeita.

Veja Mais

Bola de fogo é vista nos céus do Rio Grande do Sul

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 17h 16min


O cuidado é essencial: trabalho, direito e política

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 16h 18min


Sinop: 30 são presos por embriaguez durante Operação Lei Seca

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 14h 18min


Jornal Online

Edição nº1583 - 08/07/2025