Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025

Noticias

Da clareira à cidade: a abertura da área urbana de Sinop

14 de Setembro de 2024 as 13h 00min

Em meio à densa Floresta Amazônica, o grupo de trabalho da Colonizadora Sinop, chefiado por Ulrich Grabert, o Uli, braço direito dos colonizadores, iniciou em maio de 1972 a abertura de picadas. O ponto de início é atualmente o viaduto da BR-163, na conexão das avenidas Gov. Júlio Campos e Alexandre Ferronatto), no sentido Leste-Oeste, rumo ao ponto em que hoje se encontram a Praça da Bíblia e o Banco do Brasil. Ali, instalaram um acampamento fixo.

Com caminho aberto, mais 300 homens foram enviados à Gleba Mercedes, juntamente com máquinas e equipamentos para a plena abertura das áreas urbana e rural. Apesar disso, o envio de tudo o que era necessário para abastecer o grupo ainda era inviabilizado no período chuvoso. Era preciso uma rota aérea.

A Colonizadora, então, priorizou uma pista de aeroporto (numa área onde hoje se encontram a UFMT e a Faculdade Anhanguera). Por ali, até 1984, aeronaves de pequeno e médio porte pousavam e decolavam, trazendo mantimentos e ferramentas mais leves para o trabalho de abertura da área urbana. Nesse local, inclusive, a TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica) operou voos semanais para Cuiabá, além de receber as autoridades que participaram da fundação oficial da cidade em 1974 e a comitiva que trouxe o presidente da República, João Batista Figueiredo, o primeiro a conhecer Sinop.

PRIMEIRAS RUAS
E AVENIDAS

As primeiras ruas e avenidas abertas na área urbana de Sinop pela Colonizadora, a partir de 1972, foram: Avenida dos Mognos (atual Júlio Campos), aberta da entrada da cidade até onde seria aberta a Avenida das Sibipirunas, num total de 3 quadras; Avenida dos Jacarandás; Rua dos Lírios, aberta até onde seria a Avenida Embaúbas; Rua das Primaveras, aberta até onde seria a Avenida das Figueiras; Rua das Pitangueiras; Rua das Castanheiras; Rua das Nogueiras; e Rua das Aroeiras. Essas vias compunham um total de 18 quadras.

PRIMEIRAS CONSTRUÇÕES

Com a derrubada da mata, abertura de ruas e avenidas, e a chegada dos primeiros moradores, as primeiras residências e salões comerciais começaram a ser construídos a partir de junho de 1972.

Algumas das primeiras famílias que chegavam ao município construíam barracos de lona, como foi o caso dos Pissinati, Belgrovicz e Claro dos Anjos. Uma das construções marcantes é do escritório da Colonizadora, cuja localização é a mesma até hoje.

CASAS DE MADEIRA

Essas primeiras construções eram de madeira, em sua maioria sem forro, e algumas ainda possuíam um salão de comércio à frente. O padrão de residência compunha sala, cozinha e dois quartos. O banheiro era uma casinha, construído no fundo do quintal. A água era obtida por perfuração de poços, que normalmente não passavam de dois metros de profundidade – o lençol freático estava bem próximo à superfície.

A iluminação era fornecida por lampião a gás ou querosene. Apenas alguns comércios contavam com motor próprio que gerava energia enquanto estavam abertos (próximo das 22h). Após este horário, a cidade ficava na completa escuridão.

“SAPOLÂNDIA”

As primeiras ruas e avenidas abertas não eram cascalhadas, muito menos pavimentadas. O poeirão cobria a cidade na época de seca, obrigando os comércios a cobrir as mercadorias com plástico ou tecido, enquanto na chuva os atoleiros reinavam. E era tanta água que precisava-se de pranchas ou tábuas, da entrada das casas até a rua, para as pessoas poderem se deslocar.

Nesse período, a cidade ganha a alcunha de “sapolândia”, em razão do elevado número de sapos e rãs que surgiam enquanto a cidade ficava alagada.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Preso "homem" que matou esposa a facadas na frente das filhas

Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 09h 44min


Formação local de policiais é alternativa para ampliar efetivo

Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 07h 43min


ANTT aprova revisão do contrato com contorno rodoviário de Lucas

Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 05h 41min


Jornal Online

Edição nº1473 31/01/2025