Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

Daniela Galhardo assume pasta Saúde de Sinop

A enfermeira concursada estava como secretaria adjunta e assumiu após saída de Gobbato

28 de Setembro de 2021 as 06h 30min

Daniela falou da construção do Hospital Municipal de Sinop - Foto: Karol Kuhn

Recentemente a enfermeira, Daniela Galhardo assumiu a secretaria de Saúde de Sinop após a exoneração de Valério Gobbato. Concursada há 10 anos, ela como secretária adjunta, assumiu até que o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) decida quem assumirá a pasta, podendo ela ser efetivada também.

Ao Diário do Estado MT ela contou o desafio em estar a frente de uma pasta com tantas responsabilidades como a da Saúde. “Está sendo um desafio muito grande, porque a pasta da Saúde é uma pasta muito complexa, porém é um desejo do nosso prefeito [Dorner], que a gente faça um grande trabalho na Saúde. Ele tem várias ideias, projetos muito bons para Sinop”, revelou. 

Entre os projetos mencionados está a construção do Hospital Municipal de Sinop, a ampliação da UPA e a reabertura da unidade do Menino Jesus. “Um dos projetos que o prefeito tem é a construção do Hospital Municipal, isso já está sendo realizado. A ampliação da UPA para que possamos melhor atender a população. Nos próximos 60 dias nós vamos reabrir a unidade do Menino Jesus que fazia o atendimento noturno, a gente está na fase final do acabamento do projeto”, disse. 

Uma secretaria de Saúde precisa estar em constante alerta ofertando um serviço contínuo à população, entre eles está o calendário anual de vacinas, como também as campanhas de prevenção, como o outubro rosa e o novembro azul. “Estamos com várias ações porque a pasta da Saúde é uma pasta que não pode parar independentemente da saída de um secretário é um serviço que não para, um serviço contínuo e estou dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, nós estamos com algumas campanhas como a da gripe Influenza, a vacinação [para covid-19] nos adolescentes acima de 16 anos, e a terceira dose para os idosos acima dos 70 anos. Nós teremos também ao voltado para a dengue na próxima semana que será divulgado ainda. Mês que vem iniciamos a campanha do outubro rosa e seguimos a agenda da saúde, dando continuidade ao trabalho, sempre pensando no bem da população. 

O MAIOR DESAFIO
Durante a entrevista, Galhardo falou também qual é hoje o maior desafio da Saúde em Sinop. A Média e Alta Complexidade se torna esta principal preocupação. Por Sinop ser um polo regional de saúde, acaba sendo muito comum pessoas de outras cidades virem buscar atendimento médico em Sinop e isso causa um inchamento no atendimento.

“O maior desafio hoje em Sinop é a Média e Alta Complexidade, porque hoje Sinop é um polo regional de saúde, a gente sabe que recebemos várias pessoas de toda a região e a nossa UPA é porta aberta e uma vez que você é porta aberta você não pode recusar atendimento e a gente recebe muita gente de fora, onde a nossa UPA acaba recebendo muita demanda e quando você vai investigar essas demandas, uma boa parte, digamos que uns 30% dos pacientes que passam pela UPA, até mesmo internação, são de fora. Hoje a nossa UPA é de porte 1, nós precisamos de uma segunda UPA. Está no projeto da Saúde, é um desejo do nosso prefeito uma UPA na região do São Cristóvão e também a gente já tem a unidade do Menino Jesus. Então a Saúde precisa sim ter alguns ajustes, mas a saúde pública a gente sabe que é um desafio não só para Sinop, mas para o estado e até em nível nacional, mas nós estamos no caminho certo”, apontou.

Para sanar um pouco essa demanda externa que é constante, o Hospital Municipal de Sinop após a sua construção ficará sendo a secretária, disponível para atender somente os moradores comprovados de Sinop. “No caso do Hospital Municipal de Sinop ele será de porta fechada, ou seja, atenderá somente moradores de Sinop. Porque aí você consegue fazer uma triagem, através do cartão SUS, então vai bastar apenas a comprovação do endereço e aí a gente consegue enxugar um pouco dessa demanda, porque hoje a gente não consegue fazer isso. Hoje temos 53 pacientes internados dentro da UPA e desses 53, mais ou menos dez não é de Sinop. E aguardando para fazer cirurgia ou para ser transferido para uma unidade de Alta Complexidade. Hoje nós temos um Hospital Regional dentro de Sinop, porém ele não é do município, a gente sabe que ele é regional e quando você regula um paciente para o Hospital Regional você busca vaga em toda a região”, contou.

TIPO DE ATENDIMENTO
O Hospital Municipal de Sinop, terá condições de atender casos de média complexidade, as cirurgias eletivas [aquelas planejadas com certa antecedência]. Com isso, haverá a possibilidade de desafogar as demandas da UPA.

“Será um hospital para suprir necessidade da UPA, então você foi na UPA e não resolveu seu problema de um dia para o outro, vai precisar ficar internado? Você vai para o Hospital Municipal. A Média e Alta Complexidade, falando em SUS, é complicado chegar e falar que vai chegar num ideal que a gente busca, uma saúde de excelência. Hoje a gente está no caminho certo, porque a gente tem um prefeito que tem vários projetos, como é o caso do Hospital Municipal. Sinop precisa desse hospital e precisa também de uma UPA 2 em outra região da cidade” explicou. 

COVID-19 EM SINOP
Uma das principais preocupações, hoje em dia, para que está a frente de um órgão público de saúde acaba sendo o enfretamento à covid-19. Depois de meses de preocupação, a secretaria interina classifica o cenário de Sinop como estabilizado, mas que o alerta precisa estar ligado da mesma forma.

“O nosso cenário está estabilizado devido ao avanço que a gente teve na vacinação, isso ajudou muito, o que dá para notar na diminuição dos casos. Porém, a gente tem que ficar alerta por ser uma doença nova, a gente sabe que é um vírus novo, com diversas mutações, então a gente tem que ficar alerta, tomando todo o cuidado, higienização das mãos, uso de máscara, mas acredito que não só Sinop, como outros municípios já se estruturaram para os atendimentos de covid, por mais que a gente vá encerrar daqui um tempo a gente sempre vai ter um local para que a possamos prestar esse atendimento”, disse.

Galhardo também enfatizou a importância da imunização, e o desafio para isso, já que mesmo que pequena, existe uma parcela da população que se coloca contra a vacinação. Mas que algumas limitações estão sendo impostas para que a pessoa busque essa imunização, correndo o risco de perder algumas possibilidades. “A imunização é importante não só no cenário de covid, mas a gente sabe também que temos uma resistência de parte pequena da população, que não é de agora, mas de acordo com as portarias que vão saindo, até do ministério da Saúde, as leis municipais, estaduais, hoje pra você matricular uma criança você precisar estar com o cartão de vacinação em dia. Hoje para viajar é preciso estar com o cartão em dia também. Você não consegue ir para fora do país sem estar com as duas doses da covid-19. Então está se tornando aí uma obrigatoriedade e isso vai fazer com que a população se conscientize, porque hoje se você for fazer uma avaliação de emprego, se for selecionado a empresa vai exigir, se você não tem vai ter que tomar, senão não vai conseguir o trabalho e assim por diante e eu acredito que com isso a população vai se conscientizar que é de extrema importância a imunização, porque ela faz parte da prevenção”, concluiu.

Fonte: CLEMERSON SM

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024