Noticias
Da porteira para fora, o nó logístico freia o avanço do agro em Mato Grosso
12 de Agosto de 2025 as 13h 37min

Por trás de uma safra histórica, um gargalo estrutural ameaça os ganhos de produtividade no agro mato-grossense. Com a colheita do milho entrando na reta final e estimativas apontando para quase 105 milhões de toneladas entre soja e milho nesta temporada, a pergunta que se impõe é direta: onde guardar tanta produção?
A resposta, ou a ausência dela, tem mobilizado produtores, especialistas e autoridades. O V Simpósio Técnico da Aprosoja MT, coloca a deficiência logística, sustentabilidade e armazenagem no centro da discussão sobre o futuro do agro no estado.
“O déficit de armazenagem pode ultrapassar 52 milhões de toneladas. Vivendo todo esse cenário geopolítico. Se nós perdermos mercado, aonde nós vamos colocar a nossa produção agrícola”, alerta o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.
A preocupação não é isolada. No campo, o tom de alerta cresce mesmo em meio à euforia com a produtividade. Em Diamantino, por exemplo, a safra de milho surpreendeu. “Acredito que vamos fechar acima de 120 sacas por hectare, a melhor média da nossa história, mas a estrutura para armazenar esse volume ainda é muito limitada”, afirma Altemar Kroling, presidente do Sindicato Rural de Diamantino.
A situação é ainda mais sensível quando somada ao custo logístico, um desafio crônico que combina estradas não pavimentadas, gargalos no transporte e a quase inexistência de ferrovias em regiões estratégicas. “Armazenagem e logística, com essa precariedade, são hoje o maior roubo silencioso da nossa produtividade”, resume Luiz Pedro Bier, vice-presidente da Aprosoja MT.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Fagundes reafirma sua candidatura e nega Samantha como vice de Pivetta
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 07h 14min
Dois motociclistas morrem em acidentes na noite de terça
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 51min
Como o público 50+ pode se proteger nas transações online e no uso do Pix
Publicado em 22 de Outubro de 2025 ás 06h 14min