Noticias
Das 60 milhões de empresas abertas, apenas 36,35% estão em atividade
25 de Junho de 2024 as 06h 12min
![](files/fotos/mega_noticias/full/17784.jpg)
O Brasil atingiu a marca histórica de 60 milhões de empresas abertas, de acordo com levantamento da BigDataCorp.
No entanto, apenas 36,35% dessas empresas, cerca de 22 milhões, continuam em atividade. A pesquisa revela que a maioria das empresas ativas no país são matrizes (94,5%), enquanto apenas 5,5% são filiais.
As microempresas (ME) predominam entre as empresas ativas, representando 77,9% do total. Dentro desse grupo, os microempreendedores individuais (MEI) destacam-se, respondendo por 75,62% do mercado de microempresas.
O capital social declarado pelas empresas ativas no Brasil soma R$ 21 trilhões, um reflexo do investimento dos empreendedores na economia. Considerando todas as empresas já abertas, esse valor sobe para quase R$ 185 trilhões.
Melque Dourado, especialista em gestão de pequenas e médias empresas, oferece orientações valiosas para quem deseja prosperar nesse cenário competitivo. Com mais de 23 anos de experiência, ele destaca a importância da resiliência e do planejamento.
“A taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos é alta. É crucial ter um planejamento sólido e resiliência para enfrentar os desafios”, afirma.
Ele também recomenda o MEI como uma estratégia inicial eficaz para testar o mercado com baixo risco. “Com o crescimento, é possível expandir e mudar o enquadramento jurídico”, explica.
Setores como o comércio varejista de artigos do vestuário, que lidera o ranking de atividades com mais CNPJs ativos, seguidos pelo comércio de cosméticos e promoção de vendas, são apontados por Dourado como áreas promissoras para investimento.
A expansão geográfica também é uma estratégia recomendada. Estados como Minas Gerais estão emergindo como novos polos de empreendedorismo, superando regiões tradicionais como o Rio de Janeiro.
“Explorar novas regiões pode abrir portas para oportunidades inéditas. Minas Gerais, por exemplo, tem mostrado um crescimento significativo”, comenta Dourado.
Além disso, Dourado enfatiza a importância de um capital social adequado para atrair investimentos e fornecer uma base sólida para o crescimento. “Invista no seu negócio de forma estratégica”, aconselha.
Planejar além dos primeiros anos e revisar regularmente o plano de negócios são medidas essenciais para alcançar a longevidade empresarial. “Participar de cursos, workshops e eventos do setor pode fazer a diferença na longevidade do seu negócio”, afirma.
Com uma abordagem estratégica, inovação e resiliência, os empreendedores brasileiros podem transformar desafios em histórias de sucesso.
“Empreender é uma jornada desafiadora, mas com determinação e a estratégia certa, é possível alcançar o sucesso”, conclui Melque Dourado.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 14h 32min
Funai dá “parecer favorável” às obras em trechos que abrangem TIs
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 13h 31min
Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min