Noticias
DATA COMEMORATIVA: UNESCO lança campanha para celebrar o Dia do Professor
Cinco mensagens selecionadas homenageando “Meu Professor Inesquecível” serão premiadas
15 de Outubro de 2019 as 07h 30min

DA REPORTAGEM
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil lançou uma campanha para homenagear professoras e professores de todo o Brasil. Até o último dia 10 de outubro, os interessados enviaram uma mensagem de texto de até 280 caracteres (com espaço), contando um pouco sobre um professor que tenha tido papel importante em sua trajetória profissional e pessoal.
A campanha “Meu Professor Inesquecível” tem caráter exclusivamente cultural e é inspirada na história da professora Ausonia que, durante a última campanha do Criança Esperança, foi lembrada com orgulho por alguns de seus alunos que hoje são médicos, advogados, engenheiros.
As cinco mensagens selecionadas ganharão um kit de publicações da UNESCO. O resultado será divulgado em 15 de outubro, no Instagram, no Twitter e no Facebook (@unescobrasil) da UNESCO no Brasil.
HOMENAGEM NO SENADO
O Dia do Professor será comemorado em sessão especial no Plenário do Senado Federal na sexta-feira (18), a partir das 15h. A sessão especial em homenagem aos professores e professoras brasileiros foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com apoio dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA), Leila Barros (PSB-DF), Lasier Martins (Podemos-RS), Jorginho Mello (PL-SC) e Zequinha Marinho (PSC-PA).
Na justificação do requerimento, eles afirmam que o magistério é uma das profissões mais antigas e mais importantes da humanidade. Também afirmam que o professor, além de ser técnico proficiente que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento, “forma também cidadãos e molda o comportamento de uma geração”.
Os senadores dizem que os professores desempenharam “importante trabalho de conscientização, luta e resistência” durante o período da ditadura militar e “lutaram corajosamente pelos ideais de liberdade e igualdade; princípios fundamentais às sociedades civilizadas”.
“Investir na qualificação do professor e em uma remuneração digna ao docente é garantir uma educação de qualidade aos nossos descendentes e um futuro promissor às próximas gerações”, defendem os senadores na justificação.
Comemorado de forma espontânea desde a década de 1940, o Dia do Professor só foi oficializado no Brasil em 1963, pelo então presidente da República, João Goulart. O Decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963, determina que o dia 15 de outubro deve ser dedicado ao professor e é feriado escolar.
O decreto também determina que o ministro da Educação “promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor”. O último artigo do decreto estabelece, ainda: “Para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
Veja Mais
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min
Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min
Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min