Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 12 de Julho de 2025

Noticias

Debate sobre os desafios e oportunidades do algodão abre programação de palestras

22 de Março de 2023 as 11h 12min

Programação da feira traz também variados temas de soja, algodão e milho – Foto: Divulgação

O ciclo de palestras do Show Safra 2023 começou na última terça (21), trazendo a cultura do algodão como o tema principal.

 A programação da feira traz também variados temas de soja, algodão e milho, que serão apresentados em dias específicos. A 10ª edição do Show Safra é realizada entre os dias 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde.

Neste primeiro dia de palestras, o público prestigiou no auditório da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde a mesa redonda: “Desafios e oportunidades na cultura do algodão”, com a participação de especialistas.

Nematologista da Fundação Rio Verde, Maíra Fontanela divulgou o levantamento dos principais tipos de fitonematoides presentes na cultura do algodão da Região Médio-Norte de Mato Grosso e falou brevemente sobre as melhores ferramentas para fazer o manejo dessas doenças.

"Com o levantamento que fizemos a partir de amostras dos anos de 2021 e 2022, que chegaram no Laboratório de Nematologia da Fundação, conseguimos observar que a maior frequência dos fitonematoides era nematoides causadores de lesões radiculares, que geralmente estão associados com outras culturas na área, e isso é preocupante porque essa lesão pode se tornar porta de entrada para outros patógenos causadores de doenças de solo. Essa difusão de conhecimento que a Fundação Rio Verde consegue pesquisar em nossos laboratórios e passar para os produtores é essencial para um manejo mais assertivo do produtor e assim precaver os prejuízos na lavoura", destacou a pesquisadora da Fundação.

Pesquisador do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Edison Andrade Junior abordou o manejo do capim-pé-de-galinha no sistema de produção, que hoje é considerada a principal planta daninha do Estado e que tem trazido dificuldades no dia a dia dos produtores. Ele falou sobre os principais herbicidas e doses a serem utilizados e algumas alternativas para o produtor se preparar para a próxima safra.

"As práticas proativas são muito importantes e eventos como o Show Safra, que nos proporciona esse contato direto com o produtor, são essenciais para ajudar a abrir a visão do produtor, dessa forma, mesmo que ele não tenha um problema muito intenso ele tem um tempo hábil para se organizar", disse Andrade.

A experiência e estratégias no manejo de doenças na cultura do algodão no sul de Mato Grosso, em especial a romularia, foi repassada pelo pesquisador da Ceres Consultoria Agronômica, Mauricio Stefanello.

"A feira está fantástica, une vários elos da cadeia produtiva e é uma oportunidade ímpar para a Ceres Consultoria estar participando e auxiliando um pouco os agricultores para que tenham uma produtividade maior no manejo do algodão", destacou Maurício.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Filho mata mãe enquanto fugia da PM por morte de homem em situação de rua

Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 05h 28min


Abílio diz que “herdou rombo” e defende gestão

Publicado em 12 de Julho de 2025 ás 04h 33min


Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Sinop

Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 16h 26min


Jornal Online

Edição nº1587 - 12/07/2025