Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 27 de Maio de 2026

Noticias

Debate sobre pesca em MT ganha novo capítulo no STF

27 de Maio de 2026 as 08h 43min

Entidades poderão participar do processo - Foto: Assessoria

A audiência pública que discutiu os três anos de vigência da Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”, reuniu representantes de colônias de pescadores, especialistas, empresários e lideranças políticas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O encontro foi promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis.

Durante o debate, o deputado estadual Wilson Santos anunciou um novo desdobramento envolvendo as ações que questionam a constitucionalidade da legislação no Supremo Tribunal Federal. Segundo o parlamentar, o ministro André Mendonça aceitou a participação de entidades interessadas no processo por meio do mecanismo conhecido como amicus curiae, expressão utilizada para definir os “amigos da Corte”.

“O ministro André Mendonça finalmente aceitou receber o amicus curiae, ou seja, as entidades que querem entrar no processo que está ocorrendo na Suprema Corte sobre a pesca em Mato Grosso”, afirmou Wilson Santos durante a audiência.

De acordo com o parlamentar, anteriormente os documentos apresentados por entidades ligadas ao setor pesqueiro e ambiental não estavam sendo aceitos no processo. A mudança de posicionamento teria ocorrido no início deste mês. “São mais de dez instituições sérias que entregaram documentação sobre esse caso das leis vigentes no estado. Agora, o ministro pode expedir seu voto a qualquer momento”, explicou.

Segundo Santos, a expectativa é de que o Supremo Tribunal Federal avance na análise do caso após o recebimento das manifestações das entidades envolvidas. “Há quase três anos aguardamos um parecer sobre essa matéria. Temos certeza de que uma análise equilibrada poderá devolver o direito ao pescador artesanal profissional”, declarou o parlamentar.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Desenrola 2.0 leva 1,4 milhão ao app do FGTS

Publicado em 27 de Maio de 2026 ás 07h 43min


Programa habitacional em Sorriso terá investimento superior a R$ 8,7 milhões

Publicado em 27 de Maio de 2026 ás 06h 41min


GreenFarm 2026: agricultura familiar traz inovação, negócios e desenvolvimento rural

Publicado em 27 de Maio de 2026 ás 05h 42min


Jornal Online

Edição nº1806 - 27/05/2026