Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 20 de Fevereiro de 2026

Noticias

Decisão sobre taxação de compras online não sai mais este ano

27 de Dezembro de 2023 as 08h 41min

Governo aguarda ação no STF e negociações com Congresso – Foto: Divulgação

Inicialmente prometida até o fim do ano, a taxação federal de compras online não sai mais em 2023, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo aguardará o desfecho de ação no Supremo Tribunal Federal (STF) e as negociações no Congresso em torno do tema.

“O imposto de importação continua controverso no governo e no Congresso. Até vi vários parlamentares da oposição pedindo providencias em relação a esse tema, e outros da oposição fazendo guerra”, disse Haddad. em café da manhã de fim de ano com jornalistas.

De acordo com o ministro, o governo também aguarda o julgamento de uma ação no STF que contesta o Remessa Conforme, programa que isenta de tributos federais compras de até US$ 50 em sites no exterior. Originalmente, havia duas ações, mas uma foi rejeitada pela ministra Cármem Lúcia, porque a parte não tinha legitimidade para recorrer ao Supremo.

Enquanto não sai nenhuma decisão, informou Haddad, a Receita Federal continuará a analisar o comportamento das encomendas das empresas que aderiram ao Remessa Conforme, antes de definir uma alíquota de Imposto de Importação. Até recentemente, o Fisco estimava em 28% a taxação federal de compras de sites do exterior, que se somaria aos 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados.

O projeto do Orçamento de 2024 prevê R$ 2,8 bilhões em receitas extras com o combate à sonegação no comércio eletrônico. Os recursos são necessários para que a equipe econômica cumpra a promessa de zerar o déficit primário (resultado das contas do governo sem os juros da dívida pública) em 2024. Atualmente, mais de 1 milhão de encomendas por dia chegam ao Brasil.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

TCE inicia auditoria nas obras da BR-163

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 13h 05min


Segurança pública organiza ação integrada em L.R.Verde

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 12h 05min


PL enfrenta ruídos sobre possível aliança com MDB

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 11h 05min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026