Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 15 de Dezembro de 2025

Noticias

Decretada calamidade financeira por dívida superior a R$ 45 milhões

13 de Janeiro de 2025 as 04h 56min

Todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito durante o decreto – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rosário Oeste decretou calamidade financeira após constatação de uma dívida de mais de R$ 45 milhões. O decreto foi assinado pelo novo prefeito, Mariano Balaban (PSB), no dia 1° de janeiro e tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Segundo o município, durante o período do decreto, todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito. A dívida acumulada engloba restos a pagar, contribuições previdenciárias atrasadas e dívidas de longo prazo com o Rosário-Previ, além de passivos financeiros com fornecedores e serviços essenciais.

Uma série de ações emergenciais para conter os gastos públicos e tentar equilibrar as contas municipais foram estabelecidas no documento, entre elas: formação de uma Comissão Especial de Avaliação Financeira para revisar contratos, empenhos e restos a pagar; suspensão de novas despesas, como nomeações de servidores, concessões de diárias e horas extras, e realização de eventos com recursos próprios; controle rigoroso do uso de veículos e consumo de combustíveis; racionalização na aquisição de materiais administrativos e insumos; revisão e negociação com fornecedores para ajustar pagamentos sem comprometer serviços essenciais.

O decreto também suspende temporariamente as leis municipais que concedem reajustes e aumentos salariais até que sejam realizados estudos de viabilidade financeira.

A Prefeitura ainda informou que, com a assinatura do decreto, a expectativa é de que a comissão financeira apresente um relatório detalhado em até 45 dias, permitindo à gestão planejar os próximos passos para enfrentar os desafios fiscais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min


4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min


PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1695 - 13a15/12/2025