Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Setembro de 2025

Noticias

Decretada calamidade financeira por dívida superior a R$ 45 milhões

13 de Janeiro de 2025 as 04h 56min

Todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito durante o decreto – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rosário Oeste decretou calamidade financeira após constatação de uma dívida de mais de R$ 45 milhões. O decreto foi assinado pelo novo prefeito, Mariano Balaban (PSB), no dia 1° de janeiro e tem duração de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Segundo o município, durante o período do decreto, todas as despesas dependerão de autorização expressa do prefeito. A dívida acumulada engloba restos a pagar, contribuições previdenciárias atrasadas e dívidas de longo prazo com o Rosário-Previ, além de passivos financeiros com fornecedores e serviços essenciais.

Uma série de ações emergenciais para conter os gastos públicos e tentar equilibrar as contas municipais foram estabelecidas no documento, entre elas: formação de uma Comissão Especial de Avaliação Financeira para revisar contratos, empenhos e restos a pagar; suspensão de novas despesas, como nomeações de servidores, concessões de diárias e horas extras, e realização de eventos com recursos próprios; controle rigoroso do uso de veículos e consumo de combustíveis; racionalização na aquisição de materiais administrativos e insumos; revisão e negociação com fornecedores para ajustar pagamentos sem comprometer serviços essenciais.

O decreto também suspende temporariamente as leis municipais que concedem reajustes e aumentos salariais até que sejam realizados estudos de viabilidade financeira.

A Prefeitura ainda informou que, com a assinatura do decreto, a expectativa é de que a comissão financeira apresente um relatório detalhado em até 45 dias, permitindo à gestão planejar os próximos passos para enfrentar os desafios fiscais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ancelotti diz que não vê obrigação em vencer a Copa

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 16h 38min


Lucas: iniciado projeto que garante qualidade de embutidos

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 15h 38min


EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 14h 37min


Jornal Online

Edição nº1634 - 17/09/2025