Noticias
DE OLHO NAS FATURAS: Projeto de Lei quer facilitar contestação de água e energia
Fornecedores públicos serão obrigados a facilitar contestações
09 de Setembro de 2020 as 08h 30min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
Tendo em vista o cenário de pandemia no país e bem como no Estado, o deputado estadual, Paulo Araújo (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei n° 745/2020 que obriga os fornecedores públicos de água e energia elétrica a criar formas de contestação e verificação de faturas de água e energia apresentadas por eles.
“Mais do que uma transformação imediata na rotina da população, a Covid-19 deve provocar impactos financeiros em longo prazo. Dessa forma, a presente proposição se justifica em instituir mecanismos que possam facilitar a verificação e a contestação dos valores de faturamento apresentados pelos prestadores de serviços públicos de água e energia, tendo em vista o cenário instalado pela pandemia”, declarou Paulo Araújo.
De acordo com o segundo artigo da proposição, os prestadores de serviços públicos, referente à água e energia, terão que disponibilizar um canal em seu sitio eletrônico e/ou em software de aplicativo por meio do qual os consumidores poderão questionar e buscar dados, com o intuito de verificar se o valor da sua fatura está correto.
Em outro trecho do projeto diz que as faturas deverão conter obrigatoriamente instruções para o acesso do consumidor a ouvidoria ou ao setor de reclamações, no qual poderá exercer seu direito de contestar a medição apresentada ou o valor faturado.
“A Lei Federal nº 8.078 declara os direitos básicos do consumidor e prevê a facilitação da defesa dos seus direitos. Porém, não é isso o que acontece com a prestação de serviços públicos em geral e, principalmente, os de fornecimento de água e energia elétrica”, concluiu Paulo Araújo.
Veja Mais
Os insetos que podem sumir do mapa antes de serem descobertos
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 12h 03min
Suspeito de matar irmã já havia matado a tia e tinha 15 registros policiais em Cuiabá
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 10h 02min
Investimentos de mais de R$ 100 mil fortalecem o esporte em Matupá
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 08h 02min
