Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 27 de Março de 2025

Noticias

De onde vem o nome Black Friday? Entenda a origem da promoção

24 de Novembro de 2023 as 06h 35min

A Black Friday acontece nesta sexta-feira em todo o Brasil — Foto: Márcia Foletto

Referindo-se à sexta-feira que ocorre após o Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados dos Estados Unidos e que sempre cai numa quinta-feira, a Black Friday conquista consumidores em todo o mundo por ser marcada por grandes promoções no setor do varejo.

No Brasil, a tradição americana entrou no calendário do comércio nacional em 2010 e, desde então, mobiliza consumidores caçadores de descontos no comércio tradicional e on-line. Neste ano, a data cai na próxima sexta-feira, 24 de novembro.

Além de atenção para não perder as melhores ofertas, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em falsas promoções e golpes. Uma das recomendações dos especialistas é pesquisar. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para aproveitar bem a temporada de promoções deste ano.

A razão para o nome da promoção é incerta. Existem duas teorias mais fortes. A primeira é do século XIX, quando o termo foi registrado pela primeira vez e não tinha nada a ver com promoções, mas com dívidas. O ano era 1869, e os investidores Jay Gould e James Fisk criaram um esquema para tentar comprar todo o ouro disponível nos Estados Unidos.

A movimentação foi descoberta, e o resultado — numa sexta-feira que ficou conhecida como Black Friday — foi a queda drástica do valor do metal, impedindo os planos da dupla e levando muitas empresas à falência.

A segunda teoria, da década de 1960, conta que policiais da Filadélfia utilizavam a expressão para se referir ao trânsito após o feriado de Ação de Graças. Com o caos nas ruas, os lojistas aproveitavam para abaixar os preços e vender mais.

Para diferenciar o aspecto negativo associado ao trânsito e poluição, lojistas adotaram o termo "Big Friday", mas o impacto não foi tão forte. Com o tempo, Black Friday começou a significar "voltar ao azul" (do inglês going back to black), para se referir ao momento que os estabelecimentos voltavam ao azul, ou seja, voltavam a ter lucro, após o período de vendas do feriado.

Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano nos EUA, a data só ganhou essa designação de forma consistente nos anos 2000. Por muito tempo, era no sábado — e não na sexta-feira – que as promoções eram feitas. Atualmente, além de sexta-feira, também existe a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte e prioriza a promoção de aparelhos eletrônicos.

A tradição se espalhou pelas Américas. No Canadá, os lojistas oferecem suas próprias liquidações. No México, o dia ganhou o nome "El Buen Fin" (Bom fim de semana). No Brasil, atualmente, empresas montam até "salas de guerra" para lidar com o volume de vendas.

Ainda assim, é preciso tomar algumas precauções para evitar promoções falsas e se atentar em alguns aspectos para aproveitar as ofertas.

7 DICAS

1 - Planeje-se com antecedência: alguns dias antes, faça uma lista com os itens de desejo e confira a faixa de preços dos itens desejados. Uma pesquisa dos valores médios pode ajudar a estabelecer um orçamento.

2 - Em caso de dúvida, compre via boleto: quer comprar o item, mas ainda não tem certeza da decisão? A compra via boleto pode ser uma alternativa para aproveitar o momento da promoção, que costuma se encerrar rapidamente, mas com uma brecha de tempo de alguns dias para pensar se realmente vale a pena. Se desistir, basta não pagar o boleto e a compra será cancelada.

3 - Cadastre-se para alertas: muitas lojas online oferecem alertas de preços ou notificações sobre ofertas especiais. Cadastre-se para receber essas informações.

4 - Acompanhe redes sociais e newsletters: siga as páginas das lojas nas redes sociais e assine suas newsletters para receber informações sobre promoções exclusivas.

5 - Horários estratégicos: muitas ofertas acontecem por tempo curto, por isso, esteja atento aos horários de início das promoções e acesse os sites ou lojas físicas assim que possível, especialmente na véspera.

6 - Compre com segurança: certifique a confiabilidade dos sites. Verifique se a conexão é segura (https://) e evite clicar em links suspeitos. Muitos golpistas criam sites com pequenos erros de digitação para enganar consumidores, preste atenção se o site realmente é o correto.

7 - Política de devolução: atente-se às políticas de devolução das lojas para evitar problemas caso precise devolver algum produto.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Paulinho acompanha obras de área de lazer em comunidade em Sinop

Publicado em 27 de Março de 2025 ás 18h 01min


Milho disponível para compra passa de R$ 70 em Mato Grosso

Publicado em 27 de Março de 2025 ás 16h 01min


Empresários se reúnem para fortalecer turismo em Sorriso

Publicado em 27 de Março de 2025 ás 14h 55min


Jornal Online

Edição nº1511 - 28/03/2025