Noticias
Dependência da adubação fosfatada o setor em estado de atenção
27 de Agosto de 2025 as 10h 13min
Fósforo corre risco de escassez global – Foto: Assessoria
O fósforo (P) é um dos nutrientes mais importantes para a agricultura, fundamental para o desenvolvimento das plantas. Ele atua diretamente nos processos de armazenamento e transferência de energia, no enraizamento, na formação de sementes e na qualidade dos grãos. Por isso, a adubação fosfatada é indispensável para garantir altas produtividades e a sustentabilidade da produção de alimentos, especialmente em solos tropicais, como os do Brasil, que apresentam baixa disponibilidade natural desse nutriente.
O manejo adequado do fósforo não apenas aumenta a eficiência das lavouras, mas também contribui para a segurança alimentar, promovendo colheitas mais abundantes e de melhor qualidade. O problema é que a maior parte do P utilizado na agricultura provém de reservas minerais não renováveis, cuja exploração está concentrada em poucos países.
Esse cenário representa um risco para o futuro da produção agrícola, já que a escassez ou o encarecimento desse insumo pode comprometer a oferta global de alimentos. “Hoje somos dependentes da adubação fosfatada. Para alcançar altas produtividades, é necessário um manejo sustentável não apenas ambientalmente, mas também economicamente. E isso passa, inevitavelmente, pelo uso do P, que é o grande gargalo”, explica Luiz Fernando Ribeiro, engenheiro agrônomo e responsável pela área de desenvolvimento de negócios da Superbac em Minas Gerais e Goiás.
O alerta é ainda mais preocupante devido ao fenômeno da fixação do fósforo: rapidamente, o nutriente passa de uma forma assimilável para outra indisponível às plantas, ao se ligar à estrutura do solo. “Estima-se que, para produzir 60 sc/ha de soja (3.600 kg/ha), sejam necessários 48 kg/ha de P₂O₅ (pentóxido de difósforo, unidade usada para expressar fósforo em fertilizantes). No entanto, na maioria das lavouras aplicam-se entre 100 kg e 120 kg/ha devido à baixa eficiência de absorção das plantas. Por isso, precisamos de soluções que melhorem o aproveitamento desse nutriente”, complementa Ribeiro.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pedágios recebem radares de velocidade na BR-163
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 04h 12min
Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min
Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min
