Noticias
Depois de intensa briga por cargo, 1ª secretaria deve ficar com ‘azarão’
27 de Julho de 2024 as 13h 20min

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) confirmou recuo da disputa para a primeira-secretaria, na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Agora Janaína trabalha para que o nome do deputado estadual Dr. João (MDB) seja o consenso. O grupo conta com a intermediação do presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Já há consenso para que Russi se torne o próximo presidente da Assembleia.
Disputam a primeira-secretaria da Assembleia, além de Janaína, os deputados Beto Dois a Um e Dilmar Dal Bosco - ambos do União Brasil e próximos do Palácio Paiaguás. A deputada tinha o apoio da maioria dos colegas parlamentares. Mas o Governo busca um nome mais próximo para a segunda cadeira mais importante da Assembleia.
A disputa ficou mais acirrada entre Janaína e a base governista depois das declarações do pai da deputada, o ex-deputado José Geraldo Riva, de que o governador Mauro Mendes (União Brasil) não gostaria de ver a filha na oposição. A cúpula do governo entendeu a fala como uma ameaça. Em resposta, Mauro disse que Riva ainda acredita mandar no Estado, mesmo após ser alvo de inúmeras operações policiais e ser condenado por corrupção.
Foi durante esses embates que surgiu dos deputados, que apoiavam Janaina, o nome do dr. João. Eles rejeitaram a indicação de Carlos Avallone de um núcleo da base governista e resolveram indicar um nome próprio. No final, o objetivo dos deputados é manter a relação harmônica entre o Legislativo e o Executivo mato-grossense
Dr. João é tido como discreto e possui bom trânsito com o Palácio Paiaguás, apesar de não ter sido inicialmente cogitado pelo Executivo para o cargo. "Tenho boa relação com o governo. Não tem problema nenhum", assinalou.
Dr. João teve seu nome colocado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho. A ideia é evitar uma disputa interna para a definição da primeira-secretaria.
Os deputados vão eleger a nova Mesa Diretora na primeira semana de agosto, após o retorno do recesso legislativo. A primeira sessão ordinária – pós recesso – ocorrerá no dia 7 de agosto. A antecipação da eleição da nova Mesa Diretora foi garantida com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Para confirmar o nome do médico na chapa com Russi, falta Beto ou Dilmar recuarem da disputa pela primeira-secretaria.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Liquida Sinop promete agitar a Praça da Bíblia com 12 horas de ofertas
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min