Noticias
Deputado cobra ressarcimento por rebaixamento de lago
06 de Outubro de 2025 as 05h 42min

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) informou esta semena que solicitou às prefeituras prejudicadas pelo rebaixamento do reservatório da usina de Colíder a elaboração de um plano de ressarcimento.
O pedido surge após a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e a Eletrobras identificarem, em agosto, falhas em quatro dos 70 drenos da barragem. Para evitar sobrecarga, o reservatório artificial, conhecido como “lago”, foi rebaixado.
O procedimento provocou a seca de áreas antes inundadas pelo Rio Teles Pires, resultando em prejuízos estimados em R$ 100 milhões, segundo o Ministério Público Estadual, entre danos ambientais e econômicos. “Solicitamos aos prefeitos um plano de ressarcimento social, ambiental e econômico, para que possamos cobrar responsabilidades das empresas”, afirmou o deputado.
Diego ainda encaminhou requerimento às empresas sobre as causas das falhas e as medidas para minimizar os impactos, mas considerou as respostas insuficientes.
Caso necessário, anunciou que poderá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a investigação. Ele avaliou que as respostas recebidas não atendem às necessidades de reparação para Colíder, Cláudia, Itaúba e Nova Canaã.
O deputado descartou risco de rompimento da barragem, mas defendeu que a usina permaneça operando com medidas de segurança e compensação econômica. “Não há mais risco de rompimento. A barragem deve ser mantida, garantindo lazer, turismo e retorno econômico, enquanto acompanhamos os responsáveis pelos danos”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
ALMT cria Câmara Setorial para enfrentar feminicídios
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 11h 37min
Mercado do arroz: crise se aprofunda com atraso no plantio e queda no consumo interno
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 10h 36min
Mauro nega enfraquecimento de grupo de governadores
Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 09h 36min