Noticias
Deputado cobra ressarcimento por rebaixamento de lago
06 de Outubro de 2025 as 05h 42min
Medida afetou municípios e causou prejuízos ambientais e econômicos – Foto: Assessoria
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) informou esta semena que solicitou às prefeituras prejudicadas pelo rebaixamento do reservatório da usina de Colíder a elaboração de um plano de ressarcimento.
O pedido surge após a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e a Eletrobras identificarem, em agosto, falhas em quatro dos 70 drenos da barragem. Para evitar sobrecarga, o reservatório artificial, conhecido como “lago”, foi rebaixado.
O procedimento provocou a seca de áreas antes inundadas pelo Rio Teles Pires, resultando em prejuízos estimados em R$ 100 milhões, segundo o Ministério Público Estadual, entre danos ambientais e econômicos. “Solicitamos aos prefeitos um plano de ressarcimento social, ambiental e econômico, para que possamos cobrar responsabilidades das empresas”, afirmou o deputado.
Diego ainda encaminhou requerimento às empresas sobre as causas das falhas e as medidas para minimizar os impactos, mas considerou as respostas insuficientes.
Caso necessário, anunciou que poderá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a investigação. Ele avaliou que as respostas recebidas não atendem às necessidades de reparação para Colíder, Cláudia, Itaúba e Nova Canaã.
O deputado descartou risco de rompimento da barragem, mas defendeu que a usina permaneça operando com medidas de segurança e compensação econômica. “Não há mais risco de rompimento. A barragem deve ser mantida, garantindo lazer, turismo e retorno econômico, enquanto acompanhamos os responsáveis pelos danos”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Joia do Verdão com multa de meio bilhão vira alvo do Grupo City
Publicado em 15 de Abril de 2026 ás 15h 16min
Habitação chega à indústria e amplia acesso à moradia em Nova Mutum
Publicado em 15 de Abril de 2026 ás 14h 16min
UBS Jardim Itália será reinaugurada na sexta em Sorriso
Publicado em 15 de Abril de 2026 ás 13h 10min
