Noticias
Deputado cobra ressarcimento por rebaixamento de lago
06 de Outubro de 2025 as 05h 42min
Medida afetou municípios e causou prejuízos ambientais e econômicos – Foto: Assessoria
O deputado Diego Guimarães (Republicanos) informou esta semena que solicitou às prefeituras prejudicadas pelo rebaixamento do reservatório da usina de Colíder a elaboração de um plano de ressarcimento.
O pedido surge após a Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e a Eletrobras identificarem, em agosto, falhas em quatro dos 70 drenos da barragem. Para evitar sobrecarga, o reservatório artificial, conhecido como “lago”, foi rebaixado.
O procedimento provocou a seca de áreas antes inundadas pelo Rio Teles Pires, resultando em prejuízos estimados em R$ 100 milhões, segundo o Ministério Público Estadual, entre danos ambientais e econômicos. “Solicitamos aos prefeitos um plano de ressarcimento social, ambiental e econômico, para que possamos cobrar responsabilidades das empresas”, afirmou o deputado.
Diego ainda encaminhou requerimento às empresas sobre as causas das falhas e as medidas para minimizar os impactos, mas considerou as respostas insuficientes.
Caso necessário, anunciou que poderá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a investigação. Ele avaliou que as respostas recebidas não atendem às necessidades de reparação para Colíder, Cláudia, Itaúba e Nova Canaã.
O deputado descartou risco de rompimento da barragem, mas defendeu que a usina permaneça operando com medidas de segurança e compensação econômica. “Não há mais risco de rompimento. A barragem deve ser mantida, garantindo lazer, turismo e retorno econômico, enquanto acompanhamos os responsáveis pelos danos”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
O que significa “visitante interestelar”? Entenda o termo usado com o 3I/Atlas
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 17h 32min
Flávia defende o filho acusado de ameaçar vereador: “contra-ataque”
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 16h 32min
Sinop: Administração articula recursos na AL para melhorias no esporte
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 15h 31min
