Noticias
Deputado convoca Eletrobras e COPEL para esclarecer falhas
06 de Setembro de 2025 as 05h 12min
UHE Colíder passou a ser alvo de investigação – Foto: Divulgação
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou que convocará líderes da COPEL e da Eletrobras para prestarem esclarecimentos sobre falhas na barragem da usina hidrelétrica de Colíder.
Segundo Diego, a decisão atende à divulgação pelo portal Pauta Livre MT, de uma gravação em que um suposto trabalhador afirma que a Eletrobras rebaixou o nível do reservatório sem consenso da equipe de engenheiros. “A decisão teria sido baseada na opinião de apenas um profissional, sem considerar avaliação técnica completa”, afirmou o deputado, reforçando a necessidade de esclarecimentos formais.
No áudio, o funcionário diz que o engenheiro sugeriu baixar o nível do lago por acreditar na existência de uma caverna sob a fundação da barragem. A hipótese teria sido descartada pelos demais profissionais. “Criamos uma Câmara Setorial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que está acompanhando isso. Enviaremos um ofício à Eletrobras para ela dizer quem é a pessoa que faz acusações no áudio. Vamos convocá-la para prestar esclarecimentos e quero saber se as informações dessa conversa são verídicas”, explicou Diego.
O deputado acrescentou que assistiu ao vídeo do suposto funcionário, registrado durante um voo, e confirmou que “ele fala que esse rebaixamento não foi a decisão acertada tecnicamente”.
A usina de Colíder passou a ser alvo de investigação após a COPEL e a Eletrobras identificarem falha em quatro dos 70 drenos da barragem. Após detectar a irregularidade, as empresas decidiram rebaixar o reservatório para evitar sobrecarga à estrutura e possíveis danos ao município. A medida, no entanto, provocou regiões secas antes preenchidas pelo Rio Teles Pires, resultando na morte de animais aquáticos e prejuízos econômicos.
Para acompanhar o caso, Diego criou a Câmara Setorial Temática na Assembleia, com o objetivo de colher depoimentos da população e fiscalizar ações sobre a usina.
O parlamentar também solicitou oficialmente que a Eletrobras informe se comunicou setores impactados e se há um plano para minimizar prejuízos econômicos.
A Eletrobras é proprietária da usina, enquanto a COPEL atua como operadora. Apesar da administração conjunta, ambas as empresas não prestaram esclarecimentos de forma integrada. Em nota, a Eletrobras afirmou que o rebaixamento do lago foi uma “medida necessária” para proteger a população.
O deputado enfatizou que qualquer irregularidade poderá gerar recomendações formais ou sanções cabíveis e concluiu que a convocação de líderes da Eletrobras e COPEL é essencial para esclarecer responsabilidades.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo e Nova Rota entregam mais 130 km de pista duplicada nesta quinta
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 04h 04min
Demanda do algodão aquecida marca início da semana, mas preços recuam
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 19h 21min
Sararé foi a Terra Indígena mais desmatada da Amazônia Legal
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 17h 20min
