Noticias
Deputado defende câmera em fardas: “Segurança aos policiais”
14 de Fevereiro de 2023 as 10h 13min

O deputado estadual Paulo Araújo (PP) afirmou ser a favor do uso de câmera nas fardas dos agentes de segurança pública do Estado. A declaração foi feita após o parlamentar ser questionado sobre a morte do jovem Diego Kalininski, de 25 anos, atingido por quatro disparos durante uma abordagem policial na madrugada de domingo (5) em Vera. “Para mim isso é uma segurança para os próprios policiais, para os bons policiais”.
Araújo defendeu que o equipamento pode ajudar na segurança dos próprios policiais em casos como o que ocorreu neste fim de semana. “Vejo que tem alguns deputados que são ligados à segurança pública que são contra. Eu sou a favor, para mim isso é uma segurança para os próprios policiais, para os bons policiais”, afirmou.
O deputado relatou que viu os vídeos do caso de Vera e, em certos momentos, teve impressões diferentes do caso devido ao ângulo em que as testemunhas filmaram a ação do policial.
Tramita na Assembleia Legislativa, desde fevereiro de 2022, um projeto de lei para obrigar o Governo do Estado e instalar câmeras de vigilância no interior dos veículos e aeronaves das Polícias Civil, Militar, Penal e dos Bombeiros, além de coletes e capacetes. O projeto determina que as câmeras usadas deverão ser de ponta para facilitar a identificação dos envolvidos e da ação, bem como as imagens devem ser preservadas na nuvem, não sendo permitido apagá-las.
A matéria é de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), que justifica a necessidade da adoção das medidas como forma de “resguardar o policial e comprovar a correta abordagem, preservando a ação e as provas nelas colhidas”, além de citar que é algo adotado pelas polícias de outros países e até mesmo no Brasil.
Fonte: DA REPORTAGEM - MídiaNews
Veja Mais
Sinop é a 3ª no estado que mais contrata com carteira assinada
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 05h 13min
Com dois suspensos, Renato mudará a escalação pela sexta vez nos EUA
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 04h 16min
Bola de fogo é vista nos céus do Rio Grande do Sul
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 17h 16min