Noticias
Deputado defende diplomacia para evitar tarifa dos EUA
22 de Julho de 2025 as 11h 27min
Vice-presidente Alckmin é citado como figura-chave - Foto: Assessoria
O deputado estadual Júlio Campos afirmou que a diplomacia brasileira será fundamental para lidar com o aumento de tarifas anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Para o parlamentar, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tem perfil adequado para liderar as tratativas com o governo norte-americano, devido à sua experiência política e postura conciliadora.
Campos destacou que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos têm a perder com a escalada tarifária. Ele citou dados da balança comercial entre os dois países e afirmou que o volume de exportações e importações é praticamente equilibrado.
O deputado também minimizou a possibilidade de perseguição direcionada ao Brasil, avaliando que as medidas adotadas por Trump atingem diversos países e setores econômicos, sem uma motivação específica.
Segundo ele, a retaliação norte-americana pode ter ganhado força após declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a criação de uma moeda comum entre os países do Brics, com o objetivo de reduzir a dependência do dólar no comércio internacional.
Na avaliação de Campos, o impacto das tarifas pode ser mais severo para a indústria brasileira do que para o setor agropecuário. Ele argumenta que, embora o agronegócio sofra algum prejuízo, é mais fácil redirecionar suas exportações a novos mercados.
Já setores como o siderúrgico e o aeronáutico, segundo o deputado, dependem fortemente do mercado norte-americano e enfrentariam dificuldades para substituir os contratos atuais em curto prazo.
Campos finalizou dizendo que confia na atuação do Itamaraty e da equipe do Ministério das Relações Exteriores para conduzir as negociações e minimizar os efeitos econômicos das novas medidas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Comissão técnica inicia análise dos cadastros para as 50 unidades habitacionais do Verdes Campos
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 14h 55min
Balança comercial tem superávit de US$ 7,74 bilhões em setembro
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 12h 39min
Resistência interna ameaça comando de Ananias no PL de MT
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 10h 46min
