Noticias
Deputado defende mais recursos para os hospitais filantrópicos
13 de Julho de 2021 as 07h 15min
O deputado estadual Thiago Silva defendeu durante a sessão legislativa que o Estado possa destinar mais recursos para ampliar o atendimento dos hospitais filantrópicos de Mato Grosso. O debate foi proposto no parlamento por meio da Mensagem que altera o Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado (Feef), lei 10.709 de 28/06/18.
De acordo com o novo projeto apresentado, os recursos estaduais arrecadados saltarão de 20% para 40% e deverão ser repassados para o Fundo Estadual de Saúde e Fundo Estadual de Assistência Social para realizar atendimento aos Hospitais Filantrópicos e entidades de apoio social.
O projeto de substitutivo integral ao texto da lei 10.709 propõe que do montante total 70% dos recursos sejam encaminhados para o FES (Saúde) e os outros 30% para o FUS (Social).
“Precisamos ampliar os recursos para os hospitais filantrópicos, nós acompanhamos de perto o trabalho da Santa Casa de Rondonópolis, entidade essa fundamental para o SUS da região sudeste. Fizemos a cobrança desde o início do mandato para que o Estado possa corrigir a defasagem do preço das UTIs da Santa Casa e melhorar os recursos do Feef para que possamos continuar apoiando o atendimento dos hospitais filantrópicos”, disse o deputado Thiago Silva. O projeto foi pedido vista pelo deputado Lúdio Cabral e deverá ser votado na próxima sessão parlamentar, após o recesso parlamentar.
VOTAÇÃO
O projeto de maior impacto é a renovação do Fundo da Saúde, que reserva dinheiro para auxílio aos hospitais filantrópicos, como o Hospital do Câncer, Santa Helena, Instituto Lions da Visão e Hospital Geral.
A previsão é que sejam destinados R$ 40 milhões para ajudar estas unidades a manter atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse público corresponde a mais de 60% dos atendimentos nos filantrópicos em MT.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Saúde e bem-estar mais perto das linhas de chácaras em Matupá
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 06h 18min
ALMT derruba veto e garante isenção da taxa de incêndio
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 04h 15min
Planeta gigante tem um dia mais longo que seu próprio ano, entenda
Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 12h 14min
