Noticias
Deputado diz que Fávaro forma “cartel” de frigoríficos
07 de Setembro de 2023 as 12h 44min

O deputado federal Coronel Alberto Fraga (PL-DF) acusou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de ajudar frigoríficos das empresas JBS e Minerva a montarem um "cartel" no mercado brasileiro de exportação de carnes bovinas – o que configuraria como crime econômico. As acusações ocorreram durante discurso na Câmara dos Deputados.
Segundo ele, antes de Fávaro, existia uma lista de 21 empresas responsáveis por exportações de carnes bovinas. Ocorre que o atual ministro tirou oito empresas dessa lista. Da atual lista, a grande maioria são de empresas ligadas à JBS e Minerva, que são gigantes no ramo da exportação de carne bovina brasileira.
“O que vou dizer aqui é um escândalo, é a comprovação de que nosso país do ‘toma lá, dá cá’ e que a corrupção está longe. O Ministério da Agricultura está transformando a questão de exportação de carnes bovinas em um verdadeiro cartel”, disse ele.
“A lista aprovada recentemente pelo ministro Fávaro, tira oito nomes. Dos nomes aprovados, cinco são da Minerva, que comprou recentemente 16 pontos da Marfrig. Ou seja, quem vai mandar no Brasil vai continuar sendo a JBS e a Minerva, formando um cartel e um monopólio que não pode existir”, acrescentou.
O parlamentar disse que pediu um requerimento convocando Fávaro à Câmara para dar explicações, já que as decisões dele sobre o mercado prejudicariam os frigoríficos de pequeno e médio porte. Além de Fávaro, o deputado disse que os donos de frigorífico serão convocados para falaram sobre como está a atual situação das empresas no mercado de carnes.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sinop passa a oferecer inscrição no Cadastro da Agricultura Familiar
Publicado em 20 de Outubro de 2025 ás 04h 46min
Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 12h 52min
Soja e biodiesel devem impulsionar o PIB do agronegócio com alta de 11,29%
Publicado em 19 de Outubro de 2025 ás 10h 50min