Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 15 de Dezembro de 2025

Noticias

Deputado Eduardo Botelho quer barrar a renovação antecipada da Energisa

11 de Novembro de 2025 as 11h 39min

Deputado defende ação judicial contra prorrogação – Foto: Assessoria

O tom de insatisfação marcou as declarações do deputado Eduardo Botelho (União Brasil) sobre a possível renovação antecipada da concessão da Energisa em Mato Grosso. Para o parlamentar, qualquer decisão sobre o contrato precisa passar pelo debate público, com participação da sociedade e busca por melhorias reais no serviço prestado.

Botelho revelou que a Assembleia Legislativa já discute medidas para impedir a prorrogação sem consulta popular. “É complicado, mas acho que com a força do povo e talvez da Justiça, como ocorreu em São Paulo, nós podemos suspender esse processo. Já estamos conversando e preparando a Procuradoria da Assembleia para uma possível ação judicial”, afirmou.

A crítica é compartilhada pelo presidente da ALMT, Max Russi (PSB), que acusa a concessionária de manter tratativas “a portas fechadas”, sem ouvir as demandas da população. Segundo ele, o objetivo é apresentar uma proposta diretamente ao Ministério responsável, exigindo cláusulas mais rígidas de qualidade e transparência. “Quem está antecipando a renovação é o Ministério, não a Aneel. Vamos entregar um documento nas mãos do ministro com melhorias que precisam constar no contrato. A Energisa tem fugido das discussões e não quer conversar com o povo”, disse Russi.

O atual contrato foi firmado em 1997, quando a antiga Cemat — estatal à época — foi privatizada. Desde então, a concessionária atua em todo o estado e enfrenta críticas recorrentes sobre tarifas altas e falhas no fornecimento. A concessão termina em dezembro de 2027, mas o debate sobre sua continuidade já domina o cenário político em Mato Grosso.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min


4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min


PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento

Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min


Jornal Online

Edição nº1695 - 13a15/12/2025