Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

13 de Setembro de 2025 as 09h 42min

Falhas em hidrelétrica motivam ação – Foto: Divulgação

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou que está coletando assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as falhas estruturais da usina hidrelétrica em Colíder.

A mobilização ocorre após a COPEL e a Eletrobras, responsáveis pela unidade, identificarem problemas em quatro dos 70 drenos da barragem. O rebaixamento do reservatório, conhecido como “lago”, buscou evitar sobrecarga e riscos à população.

A medida, contudo, secou áreas antes banhadas pelo Rio Teles Pires, causando a morte de peixes e prejuízos econômicos estimados em R$ 100 milhões ao município. “A CPI terá uma investigação completa desde a construção da usina. Queremos saber se houve erro estrutural e analisar, com o Ministério Público e técnicos da Assembleia, os danos causados”, afirmou Diego Guimarães.

Ele reforçou a gravidade do caso: “Nunca aconteceu algo parecido no Brasil. Não podemos brincar com isso. São cidades e milhares de famílias afetadas, sem contar nosso ecossistema”.

O deputado acredita que conseguirá apoio na Assembleia para o requerimento da CPI, embora critique a baixa participação de deputados federais na discussão.

A comissão pretende identificar responsáveis pelas falhas, avaliar riscos de novos danos aos municípios vizinhos e definir medidas rápidas de correção. “Precisamos saber quais engenheiros foram responsáveis, se há risco de rompimento da barragem e quais ações serão adotadas para corrigir a falha”, completou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025