Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Deputados aprovam mudança na correção do Fethab

20 de Julho de 2025 as 05h 20min

Nova regra tenta dar mais previsibilidade a produtores - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que muda a forma de correção do valor cobrado pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), um dos principais mecanismos de arrecadação ligados ao agronegócio no estado.

A proposta, votada em segunda e última etapa na quarta (16), altera a metodologia de aplicação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), usada como referência para os valores cobrados de produtores rurais.

Atualmente, o Fethab é corrigido duas vezes ao ano, em janeiro e julho, com base na UPF vigente em cada mês. Com a nova regra, os valores de janeiro a junho passam a considerar a UPF de julho do ano anterior. Já os valores entre julho e dezembro usarão a UPF de janeiro do mesmo ano.

A mudança tem como objetivo oferecer mais previsibilidade ao setor agrícola, sobretudo nas negociações de commodities com contratos de longo prazo. Segundo justificativas técnicas, a regra também visa reduzir distorções causadas por variações inflacionárias ou por mudanças bruscas na taxa de juros.

A medida tem impacto direto sobre regiões como Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde — grandes polos do agronegócio em Mato Grosso e que concentram boa parte da arrecadação do fundo.

A nova sistemática valerá de forma retroativa a partir de 1º de julho de 2025. No entanto, o projeto deixa claro que não haverá restituição ou compensação de valores já pagos. A proposta segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista bêbado colide em dois veículos, tenta fugir e é preso em Sinop

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 07h 34min


Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min


Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025