Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 27 de Julho de 2025

Noticias

DESCENTRALIZAÇÃO: Alta Floresta recebe a 8ª edição do Festival de Teatro da Amazônia

Evento acontece sábado, com entrada gratuita; programação contará com 24 atrações

06 de Dezembro de 2019 as 08h 00min

Foto: Bruna Obadowski/Fred Gustavos

 

DA REPORTAGEM

A 8ª edição do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense começa neste sábado (7), em Alta Floresta. Com programação gratuita, o evento contará com 24 atrações protagonizadas por grupos de três estados brasileiros, que levarão o encantamento do teatro para a população do Norte do Estado. Além das peças, o festival contará com uma intervenção de artes visuais e show de encerramento.

“Promover o acesso à cultura e fortalecer as iniciativas de fomento às manifestações artístico-culturais nos municípios mato-grossenses é nossa prioridade. Recentemente fomos parceiros do Festival Velha Joana, em Primavera do Leste, e agora consolidamos o apoio ao Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense. Descentralizar as políticas culturais é um compromisso da gestão”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Benitez.

Com temáticas e estéticas bastante diferenciadas, os espetáculos foram selecionados com intuito de propiciar uma experiência singular e provocadora ao público. “Podemos afirmar que conseguimos estruturar uma edição com produções muito potentes. A população de Alta Floresta e região terá a oportunidade de ver trabalhos de grupos de repercussão nacional e internacional”, explica Ronaldo Adriano, membro do Teaf e coordenador do Festival.

O Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense segue até o dia 13, e a edição conta com participação de 11 grupos. O evento é realizado pelo grupo Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf) com apoio da Secel.

O evento terá início com um cortejo cênico com saída do Museu de História Natural de Alta Floresta pelas avenidas centrais, no dia 7 pela manhã. Outras apresentações acontecem em outros espaços públicos da cidade, como a Praça da Cultura, Praça Cívica, Feira Livre Municipal e Praça do Bom Pastor. Haverá ainda apresentações nas Escolas Ludovico da Riva Neto, Geny Silvério Dalarincy e Jardim Universitário, localizadas respectivamente nos bairros Vila Nova, Panorama e Jardim Universitário.

O Ponto de Cultura Barracão de Flores, na Comunidade Guadalupe também receberá ações do festival garantindo a integração urbano/rural no que diz respeito ao acesso de arte e cultura. O restante da programação acontecerá no Espaço Cultural Teaf, sede do Teatro Experimental.

Além dos espetáculos haverá a realização de três edições da Tertúlia Teatral nos dias 8, 10 e 13 de dezembro, que são momentos onde os grupos e artistas participantes promovem reflexões sobre as formas de produção, de seus processos artísticos e de gestão.

Veja Mais

Tecnologia exclusiva eleva eficiência e sustentabilidade

Publicado em 27 de Julho de 2025 ás 12h 36min


Porto Alegre do Norte: funcionários destroem alojamento para 600 pessoas

Publicado em 27 de Julho de 2025 ás 10h 33min


Tesla vê queda nas vendas e lucro recua no segundo trimestre de 2025

Publicado em 27 de Julho de 2025 ás 08h 32min


Jornal Online

Edição nº1597- 26/07/2025