Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 13 de Maio de 2025

Noticias

DESMATAMENTO E QUEIMADAS

Voltar Em reunião com Bolsonaro, governador defende parcerias e pede comunicação eficiente

28 de Agosto de 2019 as 09h 00min

Mauro Mendes - Reunião do presidente Jair Bolsonaro com governadores da Amazônia Legal - Foto por: Reprodução

Laice Souza | Secom-MT 

O governador Mauro Mendes participou da reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (27.08), em Brasília, junto com os demais governadores da Amazônia Legal. Mendes defendeu parcerias para combater o desmatamento ilegal na Região Amazônica e também que os recursos para o combate aos incêndios florestais sejam compartilhados com os Estados.

Ele lembrou que Mato Grosso foi um dos únicos Estados que diminuíram o desmatamento no período 2018-2019, com redução de 17%, se comparado ao período 2017-2018.

“Precisamos combater o desmatamento ilegal, porque temos a certeza de que ninguém aqui coaduna com a atividade ilegal”, afirmou.

Na avaliação do governador, o compartilhamento dos recursos se faz necessário por serem os Estados os conhecedores da realidade local, o que facilitaria o trabalho das equipes na contenção e eliminação dos focos e também no combate aos incêndios.

Mauro Mendes reforçou a necessidade de construção de uma comunicação eficiente sobre o país, tanto interna, como externamente.

“Precisamos ter foco e aperfeiçoar a comunicação com o Brasil e com o mundo”, disse, se referindo aos assuntos relacionados ao meio ambiente, principalmente pelo país depender do agronegócio e do comércio com outras nações.

 

Durante sua fala na reunião, o governador também defendeu que entre 2 a 5% dos territórios indígenas possam ser utilizados de forma rentável, tanto para que os índios possam ter fonte de renda, como para ampliar as riquezas dos Estados.

Ele ainda citou o exemplo dos índios da etnia Paresi, de Campo Novo do Parecis, que produzem soja em menos de 2% de sua área e foram multados pelo Ibama, apenas por terem o desejo de trabalhar e sustentar de forma digna a tribo.

“Não podemos ter uma casa que tem um quadro na parede que vale milhões e os filhos passando fome”, disse, se referindo aos índios que vivem em situação precária em várias regiões do Estado e também no país.

Os governadores da Amazônia Legal entregaram ao presidente o plano estratégico realizado pelos chefes de Estado para o desenvolvimento da região.

Fonte: Mauro Mendes lembrou que Mato Grosso foi um dos ú

Veja Mais

Rumores de possível negociação entre EUA e China impulsiona o mercado do algodão

Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 17h 38min


Sinop reforça sua presença em debate regional sobre turismo

Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 16h 37min


Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados em caso de vazamento

Publicado em 13 de Maio de 2025 ás 16h 04min


Jornal Online

Edição nº1544 - 14/05/2025