Noticias
Desvalorização do milho preocupa agricultores
20 de Abril de 2023 as 11h 00min
Até março apenas 33,74% da produção esperada de milho na 2ª safra havia sido vendida – Foto: Canal Rural
A chuva impulsiona o desenvolvimento das lavouras de milho nas principais regiões produtoras de Mato Grosso e reforça o otimismo dos agricultores.
Contudo, a desvalorização do cereal em mais de 15% nos últimos meses tem deixado o campo apreensivo quanto a rentabilidade da safra.
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam que 33,74% da produção estimada em mais de 46 milhões de toneladas havia sido comercializada até março. O volume é 20,78 pontos percentuais inferior aos 54,52% vendidos antecipadamente até o mês o ano passado.
Luiz Antônio Huber é gerente técnico em uma propriedade no município de Jaciara, sudeste de Mato Grosso. Ele comenta estar otimista com os rumos da produção de milho nesta safra, uma vez que o clima segue favorável e as lavouras receberam adubação reforçada.
Entretanto, Huber frisa que os preços pagos pela saca de 60 quilos do cereal preocupam, além de estar difícil em se conseguir comprador. Na propriedade apenas 30% da produção foi negociada até o momento.
“Nós fizemos contratos futuro na virada do ano e daquele dia para cá caiu em torno de 15% mais ou menos o valor do milho. E, a cada dia é só para baixo. Nem comprador tem mais para fazer compra futura. Se aparecer um negócio bom ou troca por insumo ou talvez no mercado interno tem que comercializar. Não dá para esperar”, diz ele, em especial, diante dos altos custos desta safra.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
