Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 03 de Março de 2026

Noticias

Desvalorização do milho preocupa agricultores

20 de Abril de 2023 as 11h 00min

Até março apenas 33,74% da produção esperada de milho na 2ª safra havia sido vendida – Foto: Canal Rural

A chuva impulsiona o desenvolvimento das lavouras de milho nas principais regiões produtoras de Mato Grosso e reforça o otimismo dos agricultores.

Contudo, a desvalorização do cereal em mais de 15% nos últimos meses tem deixado o campo apreensivo quanto a rentabilidade da safra.

Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam que 33,74% da produção estimada em mais de 46 milhões de toneladas havia sido comercializada até março. O volume é 20,78 pontos percentuais inferior aos 54,52% vendidos antecipadamente até o mês o ano passado.

Luiz Antônio Huber é gerente técnico em uma propriedade no município de Jaciara, sudeste de Mato Grosso. Ele comenta estar otimista com os rumos da produção de milho nesta safra, uma vez que o clima segue favorável e as lavouras receberam adubação reforçada.

Entretanto, Huber frisa que os preços pagos pela saca de 60 quilos do cereal preocupam, além de estar difícil em se conseguir comprador. Na propriedade apenas 30% da produção foi negociada até o momento.

“Nós fizemos contratos futuro na virada do ano e daquele dia para cá caiu em torno de 15% mais ou menos o valor do milho. E, a cada dia é só para baixo. Nem comprador tem mais para fazer compra futura. Se aparecer um negócio bom ou troca por insumo ou talvez no mercado interno tem que comercializar. Não dá para esperar”, diz ele, em especial, diante dos altos custos desta safra.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sinop bate recorde histórico de empregos formais em 2025

Publicado em 03 de Março de 2026 ás 13h 32min


Pix por aproximação completa um ano, mas com baixa adesão

Publicado em 03 de Março de 2026 ás 12h 31min


Brasil é líder mundial na produção de biocombustíveis

Publicado em 03 de Março de 2026 ás 11h 31min


Jornal Online

Edição nº1748 - 03/03/2026