Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 06 de Julho de 2022

Noticias

Detran-MT orienta motoristas sobre manutenção do veículo

17 de Maio de 2022 as 10h 00min

Objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária – Foto: Marcos Vergueiro

No mês de sensibilização para redução de acidentes de trânsito em todo o mundo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância da realização da manutenção preventiva dos veículos e da direção obedecendo as regras de trânsito para evitar acidentes.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é fundamental a manutenção periódica de sistema de freios, farol, buzina e cinto de segurança. Além disso, é importante verificar as condições do motor, pneus, setas e todo sistema elétrico do veículo.

“É importante que o proprietário do veículo faça a manutenção regular para que os itens de segurança obrigatórios estejam em pleno funcionamento garantindo, assim, a segurança do condutor, passageiros e evitando acidentes”, reforçou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Além da manutenção preventiva do veículo, também é importante que os condutores dirijam com prudência e obedecendo a legislação e sinalização de trânsito. “Dirigir com cautela, mantendo a distância necessária do veículo a frente, trafegar sempre na velocidade permitida para a via, utilizar a seta para sinalizar a intenção de ultrapassagem, são algumas condutas que contribuem para um trânsito mais seguro e consequentemente para a redução dos acidentes”, pontuou a gerente.

Em dias chuvosos, o condutor deve redobrar a atenção na direção do veículo, pois a pista molhada e a baixa visibilidade comprometem a segurança das vias e aumentam os riscos de acidentes. “Ao conduzir o veículo na chuva é importante que o motorista reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo a frente, para casos de frenagem mais bruscas. Além das vias ficarem alagadas, as poças d’águas escondem buracos, que podem ocasionar acidentes”, destacou.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) apontam que no primeiro trimestre de 2022 foram contabilizadas 112 mortes no trânsito em Mato Grosso. No mesmo período de 2021, foram 124 registros de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

CAMPANHA

Este ano a campanha mundial Maio Amarelo traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para discutir o tema e reforçar a importância que todos os motoristas, pedestres, ciclistas, devem ter para um trânsito mais seguro e consequentemente a redução de acidentes.

Ao longo do mês de maio, o Detran-MT em parceria com instituições ligadas ao trânsito irá realizar diversas ações educativas chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando uma reflexão sobre atitudes mais seguras no trânsito.

As atividades da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso serão desenvolvidas pelo Detran-MT e demais instituições como Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Guarda Municipal de Várzea Grande e outras instituições que atuam no trânsito.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Benedetto pediu para cobrar o último pênalti contra o Timão

Publicado em 06 de Julho de 2022 ás 12h 47min


Bustos dá espaço a experientes para tentar tirar Santos da crise

Publicado em 06 de Julho de 2022 ás 12h 04min


Soja: preços encerram junho em alta

Publicado em 06 de Julho de 2022 ás 11h 30min


Jornal Online

Edição nº 0830 06/07/2022