Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 05 de Fevereiro de 2025

Noticias

Detran reciclou mais de 56 mil veículos em todo o MT em 6 anos

24 de Janeiro de 2025 as 10h 25min

Objetivo é destinar corretamente materiais poluentes – Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, de 2019 a 2024, a descontaminação e reciclagem de 56.658 veículos que estavam nos pátios de 61 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 33 agências municipais no interior do estado e pátios de delegacias da Polícia Civil.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a ação é um trabalho contínuo realizado desde o início da atual gestão para manter os pátios sempre organizados e dar a destinação correta aos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente.

O processo de limpeza começa com a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis, relatou o gerente de Leilão do Detran-MT, Lupércio de Lima Soares.

Todos os veículos que passaram pela reciclagem foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuíam mais condições de transitar pelas vias públicas.

“São carros e motocicletas que estavam parados nos pátios das Ciretrans das agências municipais e que não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Lupércio.

Antes do processo de descontaminação e reciclagem, os proprietários dos veículos sempre são notificados pelo Detran via edital que é publicado no Diário Oficial. Porém, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.

Para realizar a descontaminação dos veículos, é retirada a bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Via Brasil BR-163: confira a programação semanal de obras na BR-163 e na BR-230

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 16h 22min


Esmagamento de soja em 2024 bate recorde em Mato Grosso

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 14h 12min


Água é um dos desafios globais da agricultura

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 13h 13min


Jornal Online

Edição nº1476 05/02/2025