Noticias
Deve chover mais na primavera? Saiba como será a estação em 2024
17 de Setembro de 2024 as 09h 37min
Como estará a primavera/2024? – Foto: DivulgaçãoPara a maioria dos estados brasileiros, a estação significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva. Contudo, neste ano, o inverno foi mais ameno. Assim sendo, há chances de ondas de frio mais intensas nos próximos três meses?
Para o meteorologista da equipe de previsão climática da Climatempo, Vinícius Lucyrio, sim. “Com mais frentes frias passando pelo país, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Há possibilidade de frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante alguns dias, bem como períodos amenos e frios nas áreas ao leste do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro”.
O meteorologista da Climatempo lembra que aumentou-se a chance de ocorrência de La Niña, de acordo com a última projeção do International Research Institute for Climate and Society (IRI/CPC). “Agora, há 81% de chance de ocorrência do fenômeno no trimestre outubro-novembro-dezembro e 83% para o trimestre novembro-dezembro-janeiro”.
Lucyrio destaca que o fenômeno deve trazer o retorno das pancadas de chuva frequentes e generalizadas para partes do Brasil a partir do início de outubro. Isso deve acontecer em Rondônia e no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
Já a partir da segunda metade de outubro, maiores volumes de chuva devem recair sobre: Centro-sul de Mato Grosso e no restante de Mato Grosso do Sul; Norte do Paraná e centro-sul de São Paulo.
Já a partir do início de novembro, as chuvas devem ser mais frequentes no norte e leste de São Paulo, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.
“A partir da segunda quinzena de novembro, no centro-norte de Goiás, Distrito Federal, norte de Minas Gerais e nordeste de Mato Grosso. A partir do começo de dezembro, em Tocantins, oeste e sul da Bahia e centro-sul do Pará.
O meteorologista salienta que a Amazônia terá chuvas acima da média já a partir da segunda quinzena de outubro. Segundo Lucyrio, as chuvas devem vir abaixo da média para o Pará, Tocantins, leste do Amazonas, norte de Goiás e para todo o Nordeste.
“E um pouco acima da média entre o Amazonas, Acre, Rondônia, sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e de São Paulo. Porém, um pouco abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Preso "homem" que matou esposa a facadas na frente das filhas
Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 09h 44min
Formação local de policiais é alternativa para ampliar efetivo
Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 07h 43min
ANTT aprova revisão do contrato com contorno rodoviário de Lucas
Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 05h 41min