Noticias
Dez meses após assumir a BR-163, governo entrega 15 km de duplicação
21 de Março de 2024 as 13h 24min

A BR-163, principal corredor de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, ganhou mais 15 km de duplicação na região médio-norte.
O trecho está localizado entre o “Posto Gil” a Nova Mutum. A entrega, realizada na segunda (18), ocorreu dez meses após o governo do estado assumir a concessão da rodovia.
A obra em questão é mais uma etapa da nova fase da concessão da BR-163, cujo controle acionário foi assumido pelo Poder Executivo mato-grossense em maio do ano passado, ação considerada inédita no país. Desde então, mais de R$ 1,6 bilhão foram contratos em obras de infraestrutura na rodovia.
“Pela confiança depositada, nós estamos devolvendo essa duplicação. Em menos de um ano já estamos com praticamente 200 km com ordens de serviços emitidas”, declarou o governador Mauro Mendes.
A expectativa, conforme o governador, é que até o final do ano 100% da BR-163 esteja licitada para a realização de obras em todo o trecho de concessão de aproximadamente 850 km, que vai da divisa de Mato Grosso do Sul até Sinop.
O diretor presidente da concessionária Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, pontuou ao Canal Rural Mato Grosso, que tendo todos os contratos assinados até o final do ano, “algumas obras começam esse ano e outras no ano que vem”.
Presente na entrega, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço, destacou a capacidade do governo de Mato Grosso em solucionar um problema que vinha se arrastando.
“Isso o que aconteceu em Mato Grosso é inédito. Pela primeira vez temos uma relação entre público e público, embora seja regido pelo regime privado. É um exemplo [para outras concessões]. Inclusive, alguns instrumentos de governança que foram utilizados pela nossa fiscalização, em parceria com a concessionária, já estamos replicando em outros contratos de concessão”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Expo Osaka no Japão: MT apresenta Oportunidades de investimentos
Publicado em 10 de Junho de 2025 ás 18h 24min
Bombeiros de MT integram modelo nacional de resposta
Publicado em 10 de Junho de 2025 ás 15h 45min
CAIXA atende em novo endereço em Sinop
Publicado em 10 de Junho de 2025 ás 14h 44min