Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Setembro de 2025

Noticias

Diário do Estado MT analisará grupo a grupo da Copa do Catar

01 de Novembro de 2022 as 06h 30min

Copa começa dia 20 de novembro – Foto: Divulgação

A Copa do Mundo do Catar 2022 está chegando! O evento, tradicionalmente realizado entre junho e julho, desta vez precisou ser levado para o final do ano em virtude do clima catari – inverno no Oriente Médio e temperaturas mais amenas.

Por isso, nas próximas duas semanas, sempre de terça a sexta, o Diário do Estado MT vai trazer uma análise minuciosa de cada uma das chaves do Mundial, começando nesta quarta-feira (2) com o Grupo A, até o dia 12 (um sábado) com o Grupo H.

A edição do Mundial do Catar está marcada para começar em 20 de novembro (um domingo), com o jogo de abertura disputado entre o anfitrião Catar e o Equador, às 12h, no Al Bayt Stadium. A finalíssima está prevista para 18 de dezembro, às 12h, no Lusail Stadium. Os 16 primeiros dias do torneio são reservados para a realização das três rodadas da fase de grupos. Os confrontos serão disputados em quatro horários diferentes, todos já no fuso horário de Mato Grosso: 6h, 9h, 12h e 15h.

SELEÇÕES DE FORA

Enquanto diversas estrelas, como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Mbappé, Modric e companhia estarão desfilando pelos gramados do Catar, uma legião de craques fica de fora. Confira 7 desses países que farão falta mês que vem.

Nigéria: a seleção das Águias chegou à fase final das Eliminatórias africanas e fez seu duelo decisivo contra Gana. Após empatar fora de casa por 0 a 0, precisava de uma vitória simples para chegar ao Mundial. Porém, viu Gana marcar em sua casa, empatou por 1 a 1, e por conta do gol fora acabou desqualificada e não vai para a Copa.

Egito: o time de Mohamed Salah buscava sua quarta participação em Copas, a segunda em sequência. Maior campeã africana da história, enfrentou Senegal, em um duelo que para muitos colocou frente a frente as melhores seleções da África. Após uma vitória por 1 a 0 de cada lado, a decisão para os pênaltis e Senegal, com batida decisiva de Mané, foi para o Mundial.

Argélia: outra seleção presente em várias Copas do Mundo nos últimos anos, a Argélia, do craque Riyad Mahrez, do Manchester City, perdeu em casa para Camarões e está fora. A seleção havia vencido fora por 1 a 0, viu o adversário repetir a dose, levar para a prorrogação, e fazer jogo duro. A Argélia até marcou aos 13 do segundo tempo da prorrogação, mas Ekambi, já nos acréscimos, deu a vaga para Camarões.

Itália: campeã da Eurocopa e tetracampeã mundial, com Immobile, Donnarumma, Chiellini, Jorginho, Bonucci e Verratti, a Itália é a ausência mais surpreendente. A equipe jogou em casa a repescagem com a Macedônia do Norte em jogo único, mas perdeu por 1 a 0 com gol nos acréscimos e caiu. Na fase inicial, havia ficado em segundo lugar no grupo que levou a Suíça ao Mundial como líder. Essa é a segunda Copa seguida que a Azzurra fica de fora para buscar o penta.

Suécia: a seleção de Ibrahimovic e Forsberg chegou à repescagem, passou pela República Tcheca, mas parou na Polônia de Lewandowski, que marcou os dois gols na vitória por 2 a 0. A equipe sueca foi vice-líder na primeira fase em um grupo que levou a Espanha diretamente à Copa do Mundo.

Colômbia: a seleção colombiana, de Cuadrado e Luis Díaz, mais uma que é tradicional em Copas, ficou de fora após terminar as Eliminatórias sul-americanas em sexto lugar. A equipe até venceu seu último jogo, ao bater a Venezuela por 1 a 0, mas insuficiente. O Peru ficou com a vaga na repescagem.

Chile: bicampeão da Copa América em 2015 e 2016, o Chile de Alexis Sánchez e Vidal ficou de fora da Copa do Mundo de novo após naufragar em 2018. Precisando de duas vitórias nas duas últimas rodadas das Eliminatórias, a equipe perdeu para Brasil e Uruguai e deu adeus à disputa.

Outros talentos que estão de fora são: Alaba (Áustria), Kessié e Sebastién Haller (Costa do Marfim), Robertson (Escócia), Oblak e Handanovic (Eslovênia), Aubameyang (Gabão), Erling Haaland (Noruega), Çalhanoğlu (Turquia), e Yarmolenko, Zinchenko e Yaremchuk (Ucrânia).

Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

Veja Mais

Por que o Horário de Verão não está nos planos do governo?

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 11h 20min


Sinop verticaliza e transforma seu horizonte urbano nos últimos anos

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 10h 19min


Com classificação, Atlético-MG chega a R$ 20 mi em premiação

Publicado em 26 de Setembro de 2025 ás 09h 18min


Jornal Online

Edição nº1641 - 26/09/2025