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Sexta Feira, 24 de Janeiro de 2025

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Dia das Crianças: Procon Sinop orienta consumidores sobre compra de presentes

11 de Outubro de 2024 as 09h 06min

Também é importante verificar a qualidade dos itens e serviços antes de adquirir – Foto: Divulgação

O Dia das Crianças está se aproximando e será comemorado neste sábado, 12 de outubro. Tão importante quanto a data, são as orientações do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Sinop, para os pais e responsáveis, sobre os cuidados necessários na hora de ir às compras, para evitar futuros problemas.

No momento das compras, pesquise, compare preços, faça o teste dos produtos nas lojas, verifique a qualidade dos itens e serviços antes de adquirir. 

Segundo o Diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, é preciso ter alguns cuidados na hora da compra, principalmente nesta semana, quando as relações consumeristas são mais intensas.

“O Procon alerta para que as crianças, sob responsabilidade dos pais, tenham todo cuidado na aquisição de produtos, tanto bens duráveis, quanto não duráveis. Nesse momento os pais precisam verificar os produtos, se oferecem segurança e garantia. Verificar inicialmente se tem selo do INMETRO, que garante a qualidade e os testes para que o produto não cause danos físicos e econômicos. Analise bem antes de comprar, e caso tenha dúvidas, procure o Procon”, ressaltou. 

FIQUE ATENTO

O Procon de Mato Grosso elencou algumas dúvidas principais com relação às compras para a data.

Roupas/calçados: as lojas só são obrigadas a trocar produtos em caso de defeito. Por isso, caso precise do benefício (por questões de gosto, cor e tamanho), verifique antecipadamente se o estabelecimento permite trocas. Também é preciso se informar sobre prazos e condições para a troca. Sempre que possível solicite comprovante do benefício por escrito (na etiqueta do produto ou na nota fiscal);

Eletrônicos: compare preços e prazo da garantia. Se possível, solicite uma demonstração de funcionamento do aparelho e teste suas funções. Não se esqueça de verificar se existe assistência técnica do fornecedor em Mato Grosso;

Compras pela internet: desconfie de promoções com valores abaixo da média e evite clicar em anúncios recebidos por e-mail, mensagens ou redes sociais, que podem levar a sites fraudulentos. O recomendado é sempre digitar o endereço do site. Antes de efetuar a compra, verifique as informações do fornecedor, como o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento. Observe, também, se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega e ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados;

Pagamento: os estabelecimentos devem informar – de forma clara e visível – as formas de pagamento aceitas. Fique atento, pois os comerciantes podem oferecer descontos para o pagamento à vista. Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas sobre o número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo. Todos esses dados também devem ser informados de forma clara, visível e ostensiva pelo lojista.

Devolução/arrependimento: para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (Internet, telefone e catálogos em domicílio), o consumidor tem até sete dias após o recebimento da mercadoria para solicitar o cancelamento e devolver o produto, desde que não tenha sido usado, sem precisar se justificar. O cancelamento deve ser solicitado por escrito. Nota fiscal e garantia: não se esqueça de exigir o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto.

O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como roupas, calçados e brinquedos).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

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