Noticias
Dia de campo mostra efeitos no solo e na produtividade
09 de Maio de 2022 as 18h 00min
Cerca de 500 pessoas percorreram circuito com quatro estações temáticas – Foto: Assessoria
A melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, recomendações de manejo, alternativas para melhorar o sistema de produção e resultados de pesquisas com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) foram alguns dos temas apresentados nos dias 5 e 6 de maio durante o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento foi realizado em Sinop pela parceria entre Embrapa Agrossilvipastoril e Senar.
Em dois dias, cerca de 500 pessoas, entre produtores, consultores técnicos, extensionistas, estudantes e professores puderam percorrer um circuito principal com quatro estações temáticas e ainda puderam escolher mais um tema entre outros quatro disponíveis para acompanhar.
Realizado na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril, o dia de campo marcou o retorno dos eventos presenciais abertos ao público no centro de pesquisa. Além disso, marcou a celebração dos 13 anos da criação desta Unidade da Embrapa.
“É um banho de ânimo. Depois de um ambiente totalmente recluso, inclusive com prejuízos para a pesquisa devido à dificuldade na coleta de dados, voltamos com a presença física. A gente percebe que há um aprendizado de que ações podem ser feitas de forma remota, mas a interação humana é essencial. Ela é positiva e acelera não só as pesquisas, como também todo o processo de transferência de tecnologias”, afirma a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo.
Nesta edição do evento, pesquisadores apresentaram resultados de mais de 10 anos de experimentos com ILPF em Sinop. Tanto dados de produção de grãos, quanto da pecuária de corte e de leite quanto dados de crescimento de árvores foram mostrados.
A saúde, fertilidade e correção do solo foram destacados em outras três estações, com informações sobre a tecnologia de bioanálise (BioAS), os efeitos do uso de consórcios de segunda safra e a ciclagem de nutrientes gerada por eles, além de recomendações sobre o uso de correto de calcário na correção dos solos.
Também foram apresentados resultados do Projeto Gaia, coordenado pela UFMT, que vem trabalhando a agricultura de base agroecológica com agricultores familiares da região, sobretudo com uso de sistemas agroflorestais biodiversos.
O dia de campo ainda trouxe recomendações de manejo do capim BRS Capiaçú, apresentou a nova cultivar de braquiária ruziziensis, a BRS Integra, e falou sobre o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc).
Agricultor de Vera, Rafael Bilibio acompanha os dias de campo promovidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e gostou do conteúdo apresentado nesta edição. “Achei que os temas abordados foram fantásticos. Cada ano surpreende mais. Acho que a difusão tecnológica da Embrapa é primordial. Ela é necessária. Foi muito interessante essa palestra sobre as recomendações para a aplicação de calcário e também aquelas sobre uso de consórcios”, afirma.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Apple: fotos e fornecedores do iPhone 18 Pro vazam na dark web após ataque à Tata
Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 06h 27min
Mais asfalto em 8 anos do que foi feito em 271 anos de história
Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 04h 25min
Brasil encara Noruega domingo por vaga nas quartas de final
Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 12h 22min
