Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Julho de 2024

Noticias

Dia de Santo Antônio é feriado em Sinop; veja a origem da data

13 de Junho de 2024 as 07h 16min

Dia de Santo Antônio não é feriado nacional, mas municipal em Sinop e outras cidades – Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (13), é comemorado o Dia de Santo Antônio, data que remete ao catolicismo brasileiro. Muito popular no Brasil e em Portugal, o santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o “casamenteiro”.

A data homenageia o dia de sua morte, que ocorreu em 13 de junho de 1241. Na igreja católica, ele possui muitos devotos inspirando as trezenas (13 noites de reza, do dia 1º a 13 de junho).

Mas afinal, o dia de Santo Antônio é feriado nacional? A resposta é não. Apesar da data ser muito famosa, o expediente de trabalho é normal em todo o Brasil, exceto em cidades nas quais o santo é padroeiro.

E há muitas cidades Brasil afora que adotaram Santo Antônio como padroeiro. Em Mato Grosso, Sinop, Santo Antônio do Leverger, Novo Santo Antônio e Santo Antônio do Leste; no vizinho Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Jardim, Aparecida do Taboado, Batayporã, Costa Rica, Terenos e Três Lagoas; em Minas Gerais, Governador Valadares, Guaxupé, Paracatu, Campanha, Patos de Minas, Diamantina, Uberaba e Juiz de Fora; em Pernambuco, Garanhuns, Olinda e Recife; na Bahia, Ruy Barbosa, Caravelas, Alagoinhas, Teixeira de Freitas e Jequié; em São Paulo, Piraricaba, Aparecida, Santo Antônio do Pinhal, Caraguá, Osasco e Cachoeira Paulista; no Piauí, Campo Maior; em Santa Catarina, Chapecó; no Paraná, Guarapuava; no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Duque de Caxias; no Amazonas, Borba; no Rio Grande do Sul, Frederico Westphalen; em Sergipe, Propriá; e no Maranhão, Zé Doca.

SANTO
CASAMENTEIRO

O motivo para o santo ser canonizado com essa alcunha, são duas histórias que foram divulgadas por profissionais que trabalham com hagiografia. A primeira história seria que o Santo Antônio, ao contrário do que muitos pensam, seria um opositor a casamentos combinados por famílias, algo característico da época. Ele defendia que casais deve-se casar por amor e não por negócio.

A outra história é que Antônio teria desviado donativos recebidos pela igreja, para pagar o seu casamento, que na época era quitado em dotes. Existe também uma terceira versão sobre uma jovem pobre que queria se casar e foi ajudada pelo Santo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Milharais tem espigas inteiras devoradas por ratos no estado

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 06h 07min


Empresas de fachada do agro movimentaram mais de R$ 100 mi

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 12h 16min


UFMT marca assembleia para avaliar encerramento de greve

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 10h 13min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024