Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 23 de Junho de 2025

Noticias

Dia do Professor: muito além de homenagens rasas e falsa valorização

15 de Outubro de 2023 as 06h 31min

Dia do professor: precisa de valorização – Foto: Divulgação

Tentar agradar a quem ensina com lisonjas mal pensadas no 15 de outubro é um equívoco: valorização real e infraestrutura são bem mais úteis. A voz de 27 docentes do Brasil e sua mensagem de incentivo a colegas. “Professores, vocês são importantes”.

Esse foi o título da coluna que escrevi ano passado em homenagem ao Dia do Professor. A ideia foi trazer relatos de pessoas que foram marcadas por algum professor e, ingenuamente, achei que era exatamente o que qualquer profissional da área gostaria de ler.

Quando foi publicada, eu li algumas reações e entendi que falhei em supor o que os professores gostariam de ouvir. O mesmo erro é cometido por muitos e avança também para suposições sobre o que sentem, precisam, sabem e devem fazer.

Neste ano, decidi não errar novamente e consultei 27 professores da rede pública, um de cada estado do país, que toparam contribuir. Nos próximos parágrafos, serei apenas um mediador das palavras e perspectivas desses profissionais, e espero fazer justiça à confiança que depositaram em mim.

ELOGIOS "MAQUIAM" DIFICULDADES

A primeira tarefa foi entender melhor sobre o que eles já estão cansados de ouvir no dia 15 de outubro. Grasiela, professora em São Paulo, ressalta que ainda é muito prazeroso quando um estudante genuinamente a parabeniza e agradece pela aula. No entanto, reconhece: há sim uma propagação de frases já batidas.

“Vocês deveriam ganhar mais do que um médico, um advogado e um jogador de futebol” e “Professor, a profissão que forma todas as outras” são as mais comumente utilizadas. “Dizem que somos importantes, porém não nos sentimos minimamente com esse valor atribuído pelo discurso”, diz Alan, professor no Acre.

Gabrielly, professora no Rio Grande do Norte, acredita que “o problema não é necessariamente pelos sentidos literais das frases, mas sim pela representação delas, pois traduzem uma visão global em relação à profissão docente”.

Segundo Matheus, professor em Alagoas, o efeito é negativo. "Colabora para uma associação da data com o fato de a profissão ser encarada como vocação. Muitas vezes essa fala acaba naturalizando as contradições do dia a dia e as dificuldades, como se elas fossem inerentes à profissão e devido à vocação nós devemos aceitar".

Muitos concordam com os dois: há uma associação da profissão com dom, missão e até mesmo os comparando com missionários, como ressalta o Eduardo, professor de Goiás.

Toda essa romantização, e até mesmo mistificação, abre margem para que toda a ciência e formação necessária para se tornar docente seja totalmente subestimada e desvalorizada. "É uma profissão que exige uma formação teórica científica profunda e específica. Não é sexto sentido e não envolve nada sobrenatural, mas sim o resultado de um processo formativo de discussões teóricas associadas à prática pedagógica eficiente e muito bem fundamentada", aponta Jobson, professor em Pernambuco.

Nesse contexto, é inevitável que haja uma grande hipocrisia e superficialidade nas homenagens do dia 15 de outubro. "Muitas dessas homenagens são de pessoas que, quando vamos para as manifestações, nos chamam de vagabundos e reclamam que temos que trabalhar", conta Rebeca, professora no Ceará.

Mas afinal, o que um professor nunca ouviu no seu simbólico dia, mas gostaria? Fiz essa pergunta e uma resposta recorrente me surpreendeu: "Gostaria que alguém dissesse assim: 'Professor, quero ser um professor igual ao senhor.' Eu gostaria muito de ouvir isso, mas nunca ouvi", lamenta Josué, professor no Amapá.

Outros disseram que gostariam de ser escutados, e que se mostrasse verdadeira preocupação com a carga que estão enfrentando e o impacto que ela causa na saúde mental de cada um. Há poucos espaços de acolhimento e oportunidade para expressarem seus reais sentimentos. Kamila, professora em Brasília, lamenta nunca ter ouvido um pedido real de desculpas por parte daqueles que durante todo o ano não valorizam seu trabalho, e tentativas reais de melhorias nas condições de trabalho.

Para concluir, eu perguntei o que eles diriam para seus colegas professores que estiverem lendo esta coluna, e a mensagem a seguir é a homenagem deles a vocês:

"Professores, somos agentes que formam cidadãos aptos a atuarem na sociedade. Podemos ajudar nossos alunos a construírem um futuro melhor através da educação. Não desistam da nossa profissão. Resistam e lutem contra nossa desvalorização e contra os ataques que recebemos diariamente. Diante do momento que estamos vivendo, precisamos ser corporativistas e elegermos pessoas que irão nos representar verdadeiramente, pessoas que conheçam nossa profissão e que estarão na luta conosco e de mãos dadas com a educação."

"Só seremos valorizados como almejamos quando estivermos unidos em torno de projetos políticos que realmente promovam o desenvolvimento de nossos alunos. Temos uma dupla missão em nossa atuação: a primeira, que diz respeito a nós mesmos, em que tentaremos garantir nossos direitos e a valorização que nossa profissão exige; e a outra, que diz respeito aos nossos alunos, já que é a escola uma das poucas oportunidades oferecidas para essas crianças e jovens que têm apenas ela como referência. Tenha orgulho em ser professor, rejeite qualquer pessimismo que paire sobre nós e oponha-se, primordialmente, àquelas figuras públicas que deslegitimam nosso trabalho e disseminam inverdades sobre nossa conduta".

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Frio atrasa colheita e MT colhe só 5,6% da área

Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 11h 18min


Estado pressiona Azul para manter rota aérea no Nortão

Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 09h 15min


CPMI do INSS é criada para apurar fraudes bilionárias

Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 07h 13min


Jornal Online

Edição nº1571 - 21a23/06/2025