Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 29 de Junho de 2024

Noticias

Dia do Radialista: uma homenagem, duas datas comemorativas

A comemoração oficial no país é 7 de novembro... mas também se comemora em 21 de setembro

06 de Novembro de 2021 as 13h 00min

Dia do Radialista é comemorado (também) neste 7 de novembro – Foto: Divulgação

Neste domingo (7) é comemorado o Dia do Radialista. Entretanto, a celebração ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro.

Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.

A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.

A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.

Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista.

A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá/MG. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um dos compositores que revolucionou a música brasileira.

Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.

Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, 25 de setembro.

“O Rádio é o maior companheiro dos meios de comunicação. E isto porque é feito com o coração e consegue falar intimamente a linguagem de cada ouvinte. Ao contrário de outros meios onde a veiculação da imagem rompe a capacidade de imaginação de quem recebe uma mensagem, o rádio permite que cada um se sinta único. Esta magia que o rádio proporciona é feita por pessoas que são a mais importante parte de uma emissora: seus profissionais, os radialistas. Parabéns a estes que levam todos os dias mais felicidade, informação e qualidade de vida para os ouvintes”, explica o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e diretor da rede Pampa, Alexandre Gadret.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Solução para alucinações de IA pode ser… a própria IA!

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 12h 14min


BR-163 terá operação de tráfego especial para içar passarelas

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 10h 12min


“É descabido STF descriminalizar porte da maconha", diz Botelho

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 08h 09min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024