Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 04 de Maio de 2025

Noticias

Dia do Radialista: uma homenagem, duas datas comemorativas

A comemoração oficial no país é 7 de novembro... mas também se comemora em 21 de setembro

06 de Novembro de 2021 as 13h 00min

Dia do Radialista é comemorado (também) neste 7 de novembro – Foto: Divulgação

Neste domingo (7) é comemorado o Dia do Radialista. Entretanto, a celebração ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro.

Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.

A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.

A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.

Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista.

A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá/MG. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um dos compositores que revolucionou a música brasileira.

Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.

Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, 25 de setembro.

“O Rádio é o maior companheiro dos meios de comunicação. E isto porque é feito com o coração e consegue falar intimamente a linguagem de cada ouvinte. Ao contrário de outros meios onde a veiculação da imagem rompe a capacidade de imaginação de quem recebe uma mensagem, o rádio permite que cada um se sinta único. Esta magia que o rádio proporciona é feita por pessoas que são a mais importante parte de uma emissora: seus profissionais, os radialistas. Parabéns a estes que levam todos os dias mais felicidade, informação e qualidade de vida para os ouvintes”, explica o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e diretor da rede Pampa, Alexandre Gadret.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Custo da soja sobe 3,75% e pressiona produtores

Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 17h 18min


Balanço tem receita de R$ 684 mi com alta na venda de atletas

Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 11h 16min


Dilmar sinaliza saída do UB e quer aval de Mendes

Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 08h 20min


Jornal Online

Edição nº1536 - 03/05/2025