Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Dia Mundial do Café: uma paixão que move o mundo

14 de Abril de 2022 as 07h 30min

Café tem três datas comemorativas, e hoje celebra-se o seu Dia Mundial

Na mesa do café da manhã, depois da refeição, no meio da tarde, não existe um horário certo para tomar um bom e velho cafezinho. Seja carioca, pingado, cappuccino, americano, descafeinado ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.

Tem quem tome o dia todo e aqueles que não gostam, mesmo assim, ele continua sendo o soberano na vida da população e até ganhou um dia só dele. Hoje, dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café!

Um levantamento da Embrapa (2019) estima que no mundo são consumidos anualmente, 167,90 milhões de sacas de 60 kg de café. Com esses dados, o café tornou-se a segunda bebida mais consumida no planeta, perdendo apenas para a água.

Além disso, trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo, atrás apenas do petróleo. Há mais de 100 anos, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Só nos 3 primeiros meses de 2022, as exportações brasileiras atingiram 13,05 milhões de sacas. O café é o estímulo perfeito para encher o seu dia de bons resultados.

LENDAS

Há muitas lendas a respeito do surgimento do café. A mais significativa é datada do século IX, na região de Kaffa nas terras altas da Etiópia, por um pastor de cabras chamado Kaldi. De acordo com a história, o jovem pastor observava suas cabras comerem os frutos vermelhos de um arbusto na encosta de uma montanha e em seguida, elas ficavam frenéticas, saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias sem demonstrar sinais de cansaço.

Kaldi passou a alimentar as suas cabras com esses frutos vermelhos e logo, resolveu experimentar. Ao perceber que estava mais alegre e bem-disposto, levou um ramo do arbusto para o monastério local e contou sua história para um monge.

O monge declarou que aquilo era obra do diabo e queimou o ramo no pátio do monastério. Intrigado pelo aroma dessa queima, outro monge mais velho colheu as cinzas e fez uma infusão. Além do incrível aroma exalado na preparação, ele percebeu que a bebida lhe deu energia e acabou com o sono que sentia durante as orações matinais.

Os relatos se espalharam rapidamente e todos queriam provar os frutos vermelhos. Logo, o café conquistou o mundo, porém, nessa época, o grão era cultivado a sete chaves pelos árabes e países como Alemanha, França e Itália buscavam desesperadamente uma forma de ter um café para chamar de seu. Quando os holandeses finalmente conseguiram algumas mudas, o plantio do café se espalhou. Em cada parte do mundo, o café representa formas diferentes de expressão e de convivência.

ROTINA

Já tomou o seu cafezinho hoje? Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes. Seu principal composto ativo, a cafeína, é responsável por estimular o sistema nervoso, manter a atenção, o bom humor, ajudar no processo de respiração e de digestão.

O consumo regular do café, auxiliar na prevenção do Alzheimer e da doença de Parkinson, contém substâncias antioxidantes, que eliminam os radicais livres e defendem o sistema imunológico. Além disso, a bebida alivia o estresse, reduz a glicose e a insulina, auxilia a liberação de gordura no corpo, diminui a fadiga dos músculos respiratórios, ameniza os sintomas da depressão, melhora a visão e aumenta a expectativa de vida.

O grande segredo para o consumo saudável do café, é o equilíbrio. Segundo pesquisas, o consumo seguro diário indicado é de 400 mg. A indicação é não adoçar, assim você garante o sabor e aroma originais. É importante lembrar que o alto consumo de açúcar pode gerar aumento de peso, diabetes, colesterol, triglicerídeos, desregular o funcionamento do intestino e aumentar o cansaço físico.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024