Noticias
Dilmar pede retirada de assinaturas e aponta possíveis irregularidades
13 de Fevereiro de 2026 as 09h 12min
Requerimento não tem timbre ou data e apresentou assinatura rasurada – Foto: Divulgação
O deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (União), líder do Governo, encaminhou ao presidente da Assembleia, Max Russi (PSB), um ofício solicitando a retirada dos nomes dos deputados Dr. João (MDB), Juca do Guaraná (MDB) e Chico Guarnieri (PRD) da CPI da Saúde, criada com assinaturas antigas, de 2023, por meio de uma manobra do deputado Wilson Santos (PSD).
Segundo o documento, os três deputados relatam que assinaram um requerimento naquela ocasião, mas não foram consultados se autorizavam novamente, ou não, o uso de suas assinaturas. Os três já se posicionaram contra a CPI neste momento, que investigaria contratos da Secretaria de Estado de Saúde.
“Tentar reaproveitar assinaturas antigas para dar curso à CPI, ato que não reflete a vontade atual dos subscritores, fere a legitimidade democrática e viola a boa-fé objetiva do processo legislativo”, diz o documento.
Além disso, o ofício aponta uma série de irregularidades na criação da CPI: o deputado Júlio Campos (União), que presidiu a sessão, não leu o objeto da CPI, ou seja, não deixou claro do que se tratava o requerimento; o papel utilizado no requerimento se assemelha a um rascunho, estava sem timbre e sem data - além de possuir rasura em pelo menos uma assinatura.
“Uma CPI, por deter poderes instrutórios de autoridade judicial, não pode ser aprovada de forma genérica e escusa, sob pena de nulidade por falta de publicidade, princípio constitucional que rege toda a administração pública”, diz o documento.
Outro problema apontado é que as assinaturas são extemporâneas, ou seja, antigas, sem a devida revalidação. O documento cita, inclusive, um caso análogo ocorrido no Senado Federal, quando o então presidente, Rodrigo Pacheco (PSD), pediu a ratificação das assinaturas relacionadas a abertura da CPI dos Atos Antidemocráticos. Isso porque as assinaturas foram colhidas na legislatura anterior.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Piloto de 23 anos morre em queda de avião agrícola
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 10h 13min
Assembleia aprova CPIs contra facções e demarcações de terras
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 08h 10min
Águas de Sinop orienta população sobre como evitar entupimentos
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 07h 12min
