Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Dilmar sinaliza saída do UB e quer aval de Mendes

03 de Maio de 2025 as 08h 20min

Deputado diz que ida ao PRD está 95% decidida - Foto: Assessoria

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) está a um passo de deixar o União Brasil e se filiar ao recém-criado Partido Renovação Democrática (PRD). 

Apesar de declarar que a mudança está “95% encaminhada”, o parlamentar afirma que ainda aguarda uma conversa pessoal com o governador Mauro Mendes (União), presidente estadual da sigla, antes de tomar a decisão final.

“Quero conversar com o governador. Ajudei a criar o PRD em Mato Grosso, assim como contribuí muito com o União. Fiz um grande papel dentro do partido. Mas preciso ter essa conversa pessoalmente com o governador”, afirmou Dilmar, reforçando o peso político que Mendes ainda exerce sobre sua escolha.

A ida para o PRD não é apenas uma movimentação individual. A nova legenda já articula a filiação de outros três deputados estaduais visando as eleições de 2026, em um processo de rearranjo partidário que reflete o incômodo de algumas lideranças com o atual cenário interno da federação formada entre União Brasil e Progressistas (PP).

Dilmar, que foi reeleito em 2022 com 42.156 votos, já demonstrava desconforto com a condução do União em Mato Grosso. Na época, ele criticou a falta de estrutura partidária e liderança.

“Hoje eu não sei nem quem são os membros do partido. Não temos diretório estadual, nenhuma provisória. Isso não é uma preocupação somente minha, é uma preocupação do Botelho e de outros pré-candidatos”, disparou.

A insatisfação ganhou novo fôlego após a formalização da federação entre União e PP, que unifica as duas legendas por pelo menos quatro anos e exige candidaturas conjuntas.

O novo arranjo aumentou a disputa interna, elevando o risco para políticos que buscam a reeleição ou ascensão em chapas com alta densidade eleitoral.

Esse cenário tem feito crescer o número de parlamentares que cogitam sair da federação. A busca é por partidos com menor concentração de nomes competitivos, o que facilitaria a montagem de estratégias eleitorais mais viáveis em 2026.

Apesar da movimentação quase certa, o governador Mauro Mendes já sinalizou, em outras ocasiões, que não deseja a saída de Dilmar da sigla. No entanto, o histórico recente de atritos entre os dois pode indicar um rompimento iminente. Mendes tem atuado como liderança de articulação da federação em Mato Grosso, enquanto Dilmar passou a atuar de forma mais independente.

A eventual ida de Dilmar ao PRD consolidaria uma mudança significativa no tabuleiro político estadual e pode abrir caminho para novas realocações partidárias, alterando a correlação de forças na Assembleia Legislativa.

Enquanto a conversa com o governador não acontece, o deputado adota um tom cauteloso, mas firme. “A decisão está quase tomada. Mas quero primeiro olhar nos olhos do governador e conversar como sempre fizemos”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Quando a Cultura Normaliza a Violência

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min


Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20

Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min


Jornal Online

Edição nº1736 - 12/02/2026