Noticias
DIREITO DO CONSUMIDOR: Contas atrasadas de água e energia poderão ser pagas em cartão de crédito
Proposta do deputado Wilson Santos é evitar que serviços básicos sejam interrompidos
12 de Novembro de 2019 as 05h 00min

Assessoria
Antes de suspender o fornecimento de água ou energia elétrica, as concessionárias responsáveis pela prestação dos serviços deverão oferecer aos consumidores a possibilidade de pagamento dos débitos pendentes nas modalidades de cartão de débito ou crédito.
Esse é o teor de projeto de lei (PL 1187/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) protocolado no dia 7 deste mês na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
De acordo com a proposta, a máquina do cartão será de porte obrigatório dos agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento e a possibilidade de pagamento do débito deverá ser ofertada no mesmo dia e em momento anterior à suspensão do serviço.
O parlamentar ressalta que o corte do serviço de água ou energia é um meio de coagir o consumidor a efetuar os pagamentos pendentes. Diante disso, cabe à concessionária assegurar facilidades para que esses débitos pendentes sejam devidamente pagos.
“Ofertar meio de pagamento a fim de evitar a suspensão dos serviços coaduna-se perfeitamente com o objetivo, além de evitar o retrabalho por parte da empresa (desativar e reativar o serviço), bem como preserva a dignidade do consumidor, que já se encontra em situação financeira complicada”, diz um dos trechos da justificativa.
Veja Mais
Golpes e fraudes digitais: o prejuízo além do óbvio
Publicado em 22 de Junho de 2025 ás 11h 16min
Brasil é líder em impostos, mas “lanterna” no retorno
Publicado em 22 de Junho de 2025 ás 09h 14min
Conectividade no campo avança pouco no estado
Publicado em 22 de Junho de 2025 ás 07h 14min