Noticias
Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”
13 de Fevereiro de 2026 as 16h 16min
Mauricio se naturaliza paraguaio; relembre outros casos – Foto: Divulgação
O diretor esportivo da seleção do Paraguai, Justo Villar, explicou o processo de naturalização do meia Mauricio, do Palmeiras. O nome do jogador foi publicado no sistema da Fifa, quarta-feira, com a mudança de nacionalidade.
“Mauricio iniciou o processo há cerca de seis ou sete meses e concluiu todas as etapas necessárias para a naturalização. Primeiro fez o processo para o pai e depois para si próprio. Foi uma decisão pessoal dele e, em determinado momento, nos pediu ajuda para que lhe fornecêssemos os contatos para que pudéssemos ajudá-lo com o processo”, comentou o Villar em entrevista ao site Cardinal Deportivo, do Paraguai.
O pedido de Mauricio aconteceu por conta de seu pai, Carlos Alberto, que nasceu no Paraguai. O jogador, inclusive, viveu no país durante a adolescência e já considerava a naturalização em 2022, quando ainda atuava pelo Internacional.
Naquela época, ele era observado pelo então técnico do Paraguai Guillermo Barros Schelotto. Com todos os trâmites finalizados, Mauricio poderá, enfim, ser convocado e brigar por uma vaga na Copa do Mundo.
“Ele conseguiu fazer tudo isso durante todo esse tempo, e agora está nos pedindo, assim que tudo estiver finalizado, para confirmar a mudança de associação que precisamos solicitar à Fifa. A Fifa confirma a mudança de associação de Mauricio e, portanto, ele está apto para a seleção nacional. Como qualquer outro jogador paraguaio, ele já possui passaporte” afirmou Villar.
O diretor da seleção paraguaia, inclusive, citou que vinha conversando com o técnico da equipe, Gustavo Alfaro, sobre essa possibilidade de Mauricio ser mais um nome selecionável.
“Ele não falou. Pelo menos, foi o que entendi da minha conversa com Gustavo (Alfaro). Gustavo Gómez certamente fala todos os dias, mas tenho quase certeza de que ele não fala com o professor Gustavo Alfaro, porque eu estava conversando com Gustavo Alfaro sobre esse assunto e ele me disse: ‘Não falo com ninguém até que ele esteja apto. Assim que ele estiver apto, obviamente o considerarei como qualquer outro jogador paraguaio’”, contou o diretor.
Mauricio viverá a expectativa de ser convocado pela seleção paraguaia pela primeira vez na próxima Data Fifa, em março. Será a última etapa de preparação antes da lista final para a disputa da Copa do Mundo, em junho.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min
Justiça garante transferência a funcionária pública com TEA
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 15h 15min
STF derruba decreto sobre consignado em MT
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 14h 15min
