Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 10 de Março de 2026

Noticias

Divórcios em cartórios de MT caem 1,9% em um ano

15 de Dezembro de 2022 as 11h 00min

Segundo a Anoreg, o número é o menor registrado desde o ano passado – Foto: Divulgação

O número de divórcios em cartórios de Mato Grosso caiu 1,9% em comparação com o ano passado. Segundo dados da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), o fim do isolamento social e o retorno à rotina de trabalho e estudo podem ser alguns fatores que influenciaram a queda.

Em números absolutos foram 1.316 divórcios entre janeiro e novembro deste ano. No ano passado, foram 1.341. De acordo com a Anoreg, os meses com maiores quedas foram janeiro, março e novembro.

A Anoreg explica que os divórcios vinham crescendo ano a ano, mas registraram uma explosão durante a pandemia da Covid-19 por causa do isolamento social e a opção de realizar os atos notariais através da internet. No entanto, após o retorna da rotina, os números voltaram a cair, segundo a associação.

Desde junho de 2020, uma plataforma foi regulamentada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite a realização de atos notariais por meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas.

Para realizar o divórcio em cartório, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma online, por meio da plataforma. Após o certificado digital emitido, de forma gratuita, o casal poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Anthropic vai à Justiça contra Pentágono, diz CEO

Publicado em 10 de Março de 2026 ás 17h 35min


Algoldão: qualidade da fibra traz reflexos na rentabilidade

Publicado em 10 de Março de 2026 ás 15h 35min


Chuva desafia os mais de 180 ciclistas na 1ª etapa do Desafio Agro de MTB em Lucas

Publicado em 10 de Março de 2026 ás 14h 34min


Jornal Online

Edição nº1754 - 11/03/2026