Noticias
Divulgado resultado da consulta pública sobre o orçamento de 2025
19 de Julho de 2024 as 12h 12min
Sociedade escolheu as ações pontuais em que o Governo deve centrar maior atenção – Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) divulgou o relatório da consulta pública do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2025.
Realizado no mês de junho, o levantamento colheu a opinião popular sobre como o Governo de Estado deve conduzir o orçamento, indicando quais políticas públicas devem ser priorizadas em cada área.
Conforme o relatório, 241 pessoas de diversos segmentos da sociedade civil responderam o questionário. Servidores públicos foram os que mais contribuíram, perfazendo 49,4% dos participantes, seguidos do cidadão comum que teve uma participação de 41,9% na consulta. Também responderam ao questionário trabalhadores de iniciativa privada, estudantes e representantes de órgãos colegiados e entidades civis.
Ao todo, representantes de 33 municípios participaram da consulta. Cuiabá e Várzea Grande foram as cidades com maior participação e juntas representam 68,0% das respostas colhidas.
A consulta pública é uma forma de incluir o cidadão no processo de elaboração do orçamento e de dar transparência à gestão fiscal. De acordo com o secretário do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, isso possibilita que as ações de governo estejam alinhadas com a opinião popular.
“O objetivo da consulta pública do PLOA era alinhar efetivamente as ações do governo com os interesses da sociedade mato-grossense. Para isso, a pesquisa foi estruturada por regiões de planejamento doEstado para facilitar a contribuição da população, permitindo que fossem observadas as problemáticas específicas de suas realidades”, destaca Ricardo.
A consulta pública foi composta por 73 questões relacionadas a onze áreas: educação, assistência social, saúde, segurança pública, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, agricultura, meio ambiente, infraestrutura e tecnologia e pesquisa científica. Ao responder, o participante podia escolher até três políticas públicas que considerasse prioridade.
Na área da educação, por exemplo, as principais escolhas da população foram o combate à violência no ambiente escolares e domésticos (59,1%), a escola em tempo integral (51,7%) e a capacitação de professores e demais profissionais da educação (51,2%).
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Agentes de IA entram em colapso em startup experimental operada sem humanos
Publicado em 20 de Novembro de 2025 ás 18h 55min
Boa Safra conquista liderança nacional em produtividade no sorgo
Publicado em 20 de Novembro de 2025 ás 17h 54min
SLC Agrícola recebe inscrições para Programa de Trainee 2026
Publicado em 20 de Novembro de 2025 ás 15h 53min
