Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

DIZ FAMATO: “Aprovação das vacinas cria alento, mas não podemos baixar a guarda”

Vice reforça importância da imunização contra a Covid-19 e dos cuidados no campo

20 de Janeiro de 2021 as 07h 03min

Vacinas chegaram a Mato Grosso na segunda-feira – Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

 

Assim como em outros estados do país, a vacinação contra a Covid-19 também começou nesta segunda-feira (18) em Mato Grosso. De acordo com o Governo Estadual, a logística de distribuição do imunizante para os 141 municípios está pronta e já começou a ser colocada em prática logo nas primeiras horas desta terça (19). O primeiro passo é levar as doses para 14 polos regionais para que, em seguida, as vacinas sejam encaminhadas aos demais municípios.

A aprovação do uso emergencial das vacinas e, consequentemente, o início da vacinação é comemorado pelo produtor rural Francisco de Castro, que é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT) e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

“A aprovação cria um alento, deixa a gente com aquela sensação de que agora as coisas vão começar a melhorar. Agora, que a vacina foi aprovada é importante que o meio rural, que vem produzindo e trabalhando todo esse tempo sem nenhum prejuízo à nossa atividade, mantenha a cautela, vacine os nossos idosos, as pessoas com comorbidade, os prioritários. Quando chegar a vez da vacinação a gente tem que ter a consciência de que é importante a gente fazer parte deste momento, para fazer o máximo esforço para que essa pandemia se esvaia o mais rápido possível”, comenta.

O vice-presidente da Famato também reforça que é hora de manter o alerta contra o novo coronavírus. “Ainda tem um caminho razoável para percorrer até que a gente possa realmente dizer ‘vencemos esta doença, esta pandemia’. Então, nós estamos vivendo o pior momento no meu ponto de vista. A pandemia está vigente na sua forma mais forte até o presente momento. Então, vamos agora com essa esperança renovada da vacina, manter a cautela, continuar com os protocolos sanitários individuais e entender que logo, logo isso aí vai fazer parte do passado. Mas não tá na hora da gente ainda baixar a guarda, muito pelo contrário”, conclui.

 

VACINAÇÃO

NO ESTADO

A primeira cidadã vacinada contra o novo coronavírus em Mato Grosso foi a técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos. Ela atua na área desde 2011 e, em 2019, ingressou no Hospital Metropolitano, unidade em que atualmente desempenha suas atividades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.

“O sintoma que estou sentindo agora é alegria”, disse Luiza, logo após ser imunizada. “Está chegando ao fim esta luta desigual com este vírus invisível, que nos massacrou. Nós, da linha de frente, ficamos isolados dos nossos parentes, dos nossos filhos, maridos, mães, para que não transmitíssemos o vírus a eles. E ao mesmo tempo estivemos ao lado de pacientes, dividindo com eles toda a dor. Mas hoje chegou ao fim essa tristeza”, completou a técnica de enfermagem.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024