Noticias
Doué e Gonzalo García turbinam ataques de PSG e Real Madrid
08 de Julho de 2025 as 16h 50min

Dois dos grandes favoritos à Copa do Mundo de Clubes, PSG e Real Madrid não assustam apenas pelas figuras consagradas de seus respectivos superelencos, mas também por jovens que têm feito a diferença. Gonzalo García, de 21 anos e um desconhecido para o grande público até junho, tem aproveitado como poucos as brechas que lhe foram concedidas. Doué, de 20, já é uma realidade e tem dado sequência ao grande momento justamente nos confrontos diante dos gigantes.
Gonzalo García é a grande surpresa da Copa do Mundo de Clubes. A dois meses do início da competição, ninguém apostaria que o goleador do Real Madrid - e da Copa - seria o prata da casa. Apesar das frustrações coletivas, Mbappé cravara uma temporada, com 43 gols em 56 jogos. E Endrick, ainda que recebesse poucas oportunidades, era o reserva imediato do francês. Não havia sombra ao ex-palmeirense.
Pois Endrick sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita no fim de maio, e Mbappé, já nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, foi diagnosticado com quadro de gastroenterite que o fez ser encaminhado para hospital e provocou a perda de cinco quilos.
Gonzalo chegava para a estreia do Real na Copa com apenas 78 minutos (sem contar acréscimos) nas costas, 17 na temporada 2023/2024 e mais 61 no ciclo 2024/2025. Somava um único gol, mas este já mostrava que o garoto tinha um quê de jogador decisivo. Em duelo pelas quartas de final da Copa do Rei, o garoto entrou no fim da partida contra o Leganés e marcou o gol da classificação aos 48 minutos da etapa final.
A inesperada titularidade não pesou, e logo aos 33 minutos abriu o placar no empate por 1 a 1 com o Al-Hilal. Quatro dias depois, deu assistência para Arda Güler na vitória por 3 a 1 sobre o Pachuca. Contra o RB Salzburg (3x1), refinou sua batida e fez gol de cavadinha.
Diante da Juventus (1 a 0), classificou o Real Madrid às quartas com uma cabeçada firme. E no último jogo, vitória por 3 a 2 sobre o Borussia Dortmund, balançou a rede após protagonizar um belo movimento no ar. Mostrou repertório.
O grande destaque rendeu comparações com o ídolo Raúl González, camisa 7 histórico do Real Madrid e autor do gol do título mundial de 1998, contra o Vasco. Rendeu também dor de cabeça a Endrick, que, lesionado, vê um jovem se firmar com grande média de gols e maturidade.
Se Gonzalo parecia fadado à lista de transferência para um eventual empréstimo a fim de lhe dar mais rodagem, o panorama mudou. Xabi Alonso evita jogar confetes e projeções, mas a verdade é que o camisa 30 do Real Madrid, artilheiro da Copa do Mundo ao lado de Di María - com quatro gols -, tem um horizonte muito promissor pela frente. Deu grandes passos na luta pelo posto de reserva imediato de Mbappé, e Endrick vai ter que suar a camisa.
Doué, uma realidade histórica do PSG
Promissor é adjetivo que não cabe mais a Desiré Doué. Mais novo do que Gonzalo García, o ponta é uma realidade. Independentemente do que acontecer nos próximos séculos, seu nome está gravado para sempre na história do PSG.
Em 31 de maio de 2025, a data mais importante dos 54 anos de PSG, o jovem, a três dias de completar 20 de idade, botou a bola debaixo do braço e foi o protagonista absoluto da goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na final da Champions League. Deu assistência para Hakimi após belo giro na área abrir placar e marcou outros dois. Foi eleito o MVP da partida (melhor em campo) e a revelação da competição.
Contratado em agosto de 2024 por pouco mais de R$ 300 milhões, faz temporada de veterano pelo PSG. São 30 participações em gols - 16 marcados e 14 assistências - distribuídas em 59 partidas. É o segundo atleta que mais atuou pela equipe de Luis Enrique, ao lado de Fabián Ruiz - é superado apenas por Barcola, que atuou em 63 confrontos.
Apesar dos números impressionantes, Doué só virou titular absoluto a partir das quartas de final da Champions, competição em que fez cinco gols e deu mesmo número de assistências.
Eleito revelação da Champions e do Campeonato Francês, Doué escolheu os grandes jogos para brilhar nessa Copa do Mundo de Clubes. Nos 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid, arrasou Javi Galán pelo lado direito e, embora não tenha marcado e nem concedido assistências, sobrou. Já nas quartas de final, destravou um jogo que era dificílimo contra o Bayern de Munique ao marcar um bonito gol de pé esquerdo. Deixou Neuer sem ação.
Doué é um ano e três meses mais novo do que Gonzalo García, mas já se eternizou num gigante europeu e tem nessa reta final de Copa do Mundo a oportunidade se tornar ainda maior. Gonzalo ainda luta por vaga no elenco principal, mas pode fazer sua vida mudar de vez de repente em dois jogos. Força, vitalidade e confiança não faltam a ambos.
Em uma das semifinais da Copa do Mundo, PSG e Real Madrid se enfrentam nesta quarta (9), às 15h, em Nova Jersey.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
BC suspende mais três instituições financeiras
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 15h 19min
Algodão e milho avançam na colheita, mas trabalhos seguem atrasados
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 13h 17min
Saúde de Sinop realiza vacinação itinerante em empresas e ambientes públicos
Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 12h 15min